Jovem Aprendiz tem NOVAS vagas de emprego após queda significativa na contratação – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

Jovem Aprendiz tem NOVAS vagas de emprego após queda significativa na contratação

    O Jovem Aprendiz é um programa muito importante para a nossa sociedade, pois contribui para a inserção de jovens no mercado de trabalho, concedendo a eles a primeira vaga de emprego. Durante a pandemia, como era de se esperar, houve uma queda muito grande nas contratações realizadas através do programa, visto que muitas empresas demitiram a grande maioria de seus funcionários e outras, que não demitiram, também não tinham como contratar ninguém.

    Anúncios

    Para voltar a oferecer boas oportunidades para os jovens de todo o país, o CIEE firmou novas parceiras que prevê gerar mais de 50 mil vagas de emprego para o primeiro trimestre de 2021 dentro do programa. Se você ainda não sabe o que é o CIEE e quer obter a primeira oportunidade de emprego, leia as informações que trouxemos a seguir.

    Anúncios

    Pandemia também afetou as vagas de Jovem Aprendiz

    A queda de vagas de Jovem Aprendiz na pandemia caiu em mais de 80%, o que é bem preocupante para a nossa economia. O aumento no desemprego como um todo foi um marco da pandemia, causado pelo fato de muitas empresas terem que fechar suas portas. Consequentemente, o cenário de estágios também foi afetado, incluindo as vagas de Jovem Aprendiz que antes eram oferecidas por tais empresas.

    O CIEE, o órgão que faz a intermediação entre o estudante e a empresa, e é responsável por grande parte dos processos seletivos do Jovem Aprendiz por todo o país, para tentar resolver o problema, firmou novas parcerias com mais de 10 mil empresas.

    Veja também:  Currículo de Jovem Aprendiz: Aprenda como fazer o seu

    Através dessa parceria incrível, novas oportunidades de emprego devem surgir e jovens que nunca trabalharam conseguirão ter o seu primeiro emprego.

    CIEE vai ofertar novas vagas de Jovem Aprendiz em 2021

    O CIEE, Centro de Integração Empresa-Escola, é uma organização que firma parcerias com empresas de médio e grande porte, e também com instituições de ensino, para conseguir realizar os processos seletivos do Jovem Aprendiz que englobam vagas nas empresas e em cursos profissionalizantes.

    Para aumentar a taxa de empregabilidade dos jovens, a organização firmou novas parcerias com cerca de 10 mil empresas, o que vai gerar centenas de oportunidades para o programa para o primeiro trimestre de 2021.

    Mas por que no primeiro trimestre? Porque é o momento de férias em nosso país e um dos melhores para procurar oportunidades de emprego. Os jovens que já estão participando terminam o seu estágio e assim geram ainda mais oportunidades para novos jovens. A expectativa do CIEE é que sejam ofertadas, em média, 55 mil vagas de emprego e estágio nos 3 primeiros meses do próximo ano.

    Com essas novas oportunidades, centenas de jovens brasileiros irão conseguir o seu primeiro emprego e começar a conquistar a sua independência financeira. Com ações como essa, o CIEE garante que o Jovem Aprendiz continue beneficiando jovens ao redor de todo o país e também contribui para a economia brasileira.

    Requisitos para ser um Jovem Aprendiz em 2021

    Se você quer ter uma das 55 mil vagas para você, é preciso preencher alguns requisitos que são muito importantes e que constam na Lei de Aprendizagem. O primeiro deles é que você deve ter entre 14 e 24 anos, mas no caso de pessoas com deficiência, não há restrições de idade.

    Veja também:  SENAC-RJ cria cursos de capacitação para Jovem Aprendiz

    Além disso, é preciso estar no ensino fundamental/médio ou já ter terminado a escola. É recomendado ainda que o jovem nunca tenha trabalhado e que tenha disponibilidade para cumprir a carga horária estipulada pelo programa. Ao cumprir esses requisitos, você não garante a vaga, somente a sua participação validada no processo seletivo.

    Como se inscrever nas vagas de Jovem Aprendiz do CIEE 2021

    Para se inscrever e concorrer a uma das vagas de Jovem Aprendiz do CIEE 2021, é mais fácil do que você imagina. Antes de tudo, você deve acessar o site do CIEE e fazer o seu cadastro. Nesse cadastro você preenche uma espécie de currículo online e é através do seu perfil que você se candidatará para as oportunidades.

    É importante preencher todas as informações de forma verdadeira, informando sua escolaridade, cursos que já tenha feito, experiências e outros projetos pessoais. Lembre-se também de manter essas informações sempre atualizadas para que a empresa consiga entrar em contato com você.

    Com o seu perfil criado e currículo cadastrado, você poderá começar a pesquisar os processos seletivos próximos a você. O portal permite que você veja os processos seletivos em aberto e também aqueles que já terminaram. Ao clicar sobre a empresa, abre as informações do processo seletivo e você pode conferir o edital.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Sesc – Inscrições e Vagas

    Dentro do próprio site você tem acesso ao link de inscrição, pode preencher as informações rapidamente e já estar participando do processo seletivo. Tudo bem fácil e descomplicado.

    Jovem Aprendiz 2021

    Poucas contratações foram realizadas em 2020 através do Jovem Aprendiz e isso se deu por causa da pandemia, mas o cenário está se mostrando mais favorável para o ano que vem. Com as novas parcerias firmadas pelo CIEE, a expectativa é de que centenas de jovens brasileiros consigam a sua primeira oportunidade de emprego e melhorem de vida.

    Através do programa, o jovem terá um emprego fixo por, pelo menos, 2 anos, contando com um bom salário no final do mês para pagar suas contas, além dos demais benefícios que são pagos. Os direitos do Jovem Aprendiz 2021 devem se manter os mesmos e todas as empresas contratantes devem garantir que os ofereçam do modo correto. Além de um salário mensal, o Jovem Aprendiz também deverá receber vale-transporte, 13º salário, férias remuneradas, contribuição para a Previdência Social, anotação na Carteira de Trabalho e muito mais. Diferente de um profissional CLT, o jovem não pode fazer hora extra nem mesmo trabalhar no período noturno.

    O Jovem Aprendiz está prometendo muito para 2021 e essa é a sua grande chance de começar a sua carreira. Já faça o seu cadastro no site do CIEE e vá acompanhando o surgimento de oportunidades para que possa se inscrever.

    Autor