Jovem Aprendiz: Quais empresas vão ofertar vagas de emprego em 2023? Veja aqui! – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

Jovem Aprendiz: Quais empresas vão ofertar vagas de emprego em 2023? Veja aqui!

    O Jovem Aprendiz se tornou um dos programas brasileiros mais conhecidos pela população, por oferecer a primeira oportunidade de emprego para os jovens que nunca trabalharam e que estão em busca da qualificação profissional e de adquirir experiência. Nessa iniciativa, o jovem trabalha e estuda, recebendo assim uma qualificação que lhe permitirá desempenhar melhor suas atividades dentro da empresa e o tornará apto para atuar em diversos lugares.

    Anúncios

    É um programa que tem o intuito de contribuir para a entrada de jovens brasileiros no mercado de trabalho e capacitá-los de acordo com as demandas mercadológicas, para que tenham mais chances de conseguir uma vaga de emprego. Para 2023, as expectativas são muitas para novas oportunidades de Jovem Aprendiz. Confira a seguir quais empresas vão ofertas vagas de emprego em 2023.

    Anúncios

    Como funciona o Jovem Aprendiz

    O Jovem Aprendiz é um programa que tem duração de 2 anos e seleciona candidatos que tenham entre 14 e 24 anos e que estejam matriculados no ensino fundamental ou no ensino médio. Durante o período do programa, os jovens selecionados trabalham na empresa e realizam um curso profissionalizante na área escolhida, em turnos que se complementam.

    Eles também contam com o auxílio de um mentor que explica todas as atividades que precisam ser realizadas, avalia o seu desempenho e constrói os relatórios sobre a estadia do jovem aprendiz dentro da empresa. O jovem se qualifica profissionalmente e coloca os aprendizados em prática para que possa ganhar experiência e construir sua bagagem, que o deixará mais experiente para vagas de emprego futuras.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Azul – Inscrições e Vagas

    Ao longo de todo o programa, o jovem também conta com benefícios trabalhistas que lhe garantem mais liberdade e autonomia, como um salário, vale-transporte, vale alimentação, FGTS, 13º salário e também é contratado sob regime CLT, onde a carteira é assinada.

    Regras do Jovem Aprendiz

    O Jovem Aprendiz é um programa que conta com algumas regras gerais para garantir o seu bom funcionamento e para ajudar os mais necessitados a garantirem uma vaga de emprego. Essas regras são bem variadas e abrangem desde a carga horária de trabalho até os requisitos para participar.

    Confira, a seguir, algumas das principais regras do Jovem Aprendiz:

    – Jovens que estão na faculdade, ou seja, no nível superior, também podem ser contratados pelo Jovem Aprendiz, desde que atendam a todos os demais requisitos do programa;

    – O Jovem Aprendiz não pode fazer hora extra;

    – A carga horária de trabalho é de 6 horas por dia, 30 horas semanais;

    – As férias no trabalho do Jovem Aprendiz devem coincidir com as férias escolares;

    – O Jovem Aprendiz não pode trabalhar durante a noite, sendo proibido ser contratado para atuar das 22h às 5h;

    – O Jovem Aprendiz tem direito a receber 13º salário;

    – O salário do Jovem Aprendiz pode ser estabelecido pela empresa, mas ele deve ser de, no mínimo, um salário mínimo por hora.

    Conhecendo todas essas regras, você consegue entender melhor como o programa funciona e se preparar para se tornar o próximo Jovem Aprendiz em 2023.

    Empresas que oferecem vagas de Jovem Aprendiz

    Veja também:  Jovem Aprendiz CEMIG – Inscrições e Vagas

    As vagas de Jovem Aprendiz podem ser encontradas em vários tipos de empresas, desde pequenas a grandes, visto que na lei do programa é previsto que, dependendo da quantidade de funcionários, um determinado percentual precisa ser de jovens aprendizes. Por isso, em diversos setores, você poderá encontrar vagas para atuar como um Jovem Aprendiz.

    Empresas como Correios, Coca-Cola, Riachuelo, C&A, Bradesco e diversas outras sempre estão disponibilizando vagas desse tipo. Há sempre muitas oportunidades para bancos, companhias de energia e de água, lojas varejistas e também pequenos comércios. Muitas delas poderão oferecer novas oportunidades em 2023, por isso é bom ficar de olho em seus respectivos sites.

    Essas empresas sempre anunciam as oportunidades nos seus portais de comunicação. Você também consegue encontrar as vagas geralmente no site do CIEE, que possui um portal específico para cada estado e com as oportunidades para a região.

    Como se tornar um Jovem Aprendiz em 2023

    Muitos jovens brasileiros estão aguardando novas oportunidades do Jovem Aprendiz em 2023 para conseguirem um emprego e melhorar principalmente a situação financeira de suas famílias. Se esse também é seu interesse, saiba que no próximo ano muitas empresas poderão estar oferecendo novas vagas para todo o país.

    Para se tornar um Jovem Aprendiz em 2023, primeiro você precisa atender a todas as exigências: ter entre 14 e 24 anos, estar cursando o ensino fundamental/médio ou superior, nunca ter trabalhado antes, ter disponibilidade para cumprir a carga horária e residir no município em que a vaga está sendo ofertada. Quem atende aos requisitos, já tem meio caminho andado.

    Veja também:  Currículo de Jovem Aprendiz: Aprenda como fazer o seu

    O passo seguinte para se tornar um Jovem Aprendiz em 2023 é ficar de olho nas notícias. Se cadastre no CIEE do seu estado e acesse com regularidade, pois há sempre novas notificações de processos seletivos para Jovem Aprendiz e mesmo que a vaga seja para 2023, muitas empresas já começam a selecionar desde agora. Assim você saberá de todas as oportunidades por perto de você.

    Outra dica importantíssima para quem quer se tornar um Jovem Aprendiz em 2023, é ficar de olho nos sites das empresas de seu interesse para saber quando elas também estiverem com as vagas abertas, afinal nem todas realizam o processo por meio do CIEE. Ficando atento a todos esses detalhes, suas chances serão muito maiores.

    Jovem Aprendiz 2023

    O Jovem Aprendiz 2023 trará muitas oportunidades para os jovens brasileiros que ainda não conseguiram um emprego e que estão desacreditados do mercado de trabalho. Enquanto isso, esses jovens podem aproveitar para realizar cursos online

    gratuitos que estão sendo liberados por várias empresas devido à pandemia. Com esses cursos, melhoram suas habilidades e podem adquirir novas que serão de grande importância para seus empregos no futuro. É um bom momento também para tentar definir qual é a sua maior área de interesse e no que gostaria de trabalhar, para já saber em quais empresas se candidatar para a vaga.

    Autor