Jovem Aprendiz: saiba onde encontrar vagas e confira os seus direitos

O Jovem Aprendiz é um programa do governo federal brasileiro desenvolvido para ajudar os jovens a terem a sua primeira oportunidade de emprego. Já existe há muitos anos e para funcionar, o programa conta com a parceria de empresas brasileiras de todos os portes, que são quem oferecem as vagas e contribuem para a profissionalização de tais jovens.

Publicidade

Além disso, algumas instituições de ensino pelo Brasil também são parceiras da iniciativa e disponibilizam vagas em seus cursos profissionalizantes para que os jovens selecionados possam obter a qualificação profissional que é exigida pelo mercado de trabalho. Ainda não foi beneficiado pelo Jovem Aprendiz? A seguir, saiba onde encontrar vagas e confira todos os seus direitos se for selecionado.

Publicidade

Programa Jovem Aprendiz

O programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para aqueles que nunca trabalharam e buscam por uma chance de começar no mercado de trabalho. O programa contempla jovens entre 14 e 24 anos que nunca trabalharam e que estejam cursando o ensino médio ou que já tenham terminado. No caso de pessoas com deficiência, também é possível participar e não há restrições de idade.

Com o programa, o jovem obtém uma formação técnico-profissional que vão ajuda-lo a alavancar sua carreira e a conseguir boas oportunidades no futuro. Uma capacitação profissional completa que engloba o teórico e a experiência prática, além de contribuir para a formação do jovem como um cidadão inserido na sociedade.

Participando do Jovem Aprendiz, você obtém tudo o que precisa para ter as mesmas chances que outros profissionais no mercado de trabalho. Além disso, tem a chance de ser efetivado na empresa após o fim do programa. Milhares de brasileiros já participaram e mudaram suas vidas a partir dessas experiências.

Quem oferece vagas para o Jovem Aprendiz?

As vagas e oportunidades de Jovem Aprendiz devem ser oferecidas por todas as empresas de médio e grande porte do nosso país. Na lei do programa, é uma obrigação que tais empresas tenham em seus quadros de funcionários, de 5% a 15% de aprendizes, principalmente nas funções que precisem de formação profissional de nível básico.

Por isso, as empresas que se enquadram nesses tamanhos, devem sempre realizar procedimentos para selecionar novos jovens aprendizes e cumprirem com a lei. Qualquer empresa de sua cidade de médio a grande porte, portanto, pode oferecer oportunidades de Jovem Aprendiz, assim como bancos e instituições privadas.

A dica que damos é que você sempre fique de olho nas redes sociais de tais empresas para não perder o anúncio das vagas. O contrato de Jovem Aprendiz tem duração média de 2 anos, portanto, nem sempre os processos seletivos são anuais.

Onde encontrar vagas para o Jovem Aprendiz

Uma das melhores formas de encontrar vagas para o Jovem Aprendiz é através do CIEE, o Centro de Integração Empresa-Escola que se faz presente em todo o território nacional. Se trata de uma organização sem fins lucrativos e como o próprio nome sugere, ela faz essa intermediação entre o estudante e a empresa.

Diversas empresas do Brasil procuram o CIEE para que o órgão realize o processo seletivo do Jovem Aprendiz e selecione uma determinada quantidade de jovens para atuarem dentro da empresa pelo programa. Junto com essa vaga na empresa, o jovem também ganha uma vaga em um curso profissionalizante em escolas parceiras do CIEE, como o SENAI.

Se cadastrando no CIEE, você consegue conferir os processos seletivos próximos de você e se inscrever diretamente pela internet. Por lá você também tem acesso ao edital das oportunidades e consegue acompanhar todo o processo seletivo. É importante manter o seu perfil e currículo atualizado, além de acessar com regularidade o portal para conferir os novos processos seletivos e se inscrever.

Todos os direitos do Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz conta com uma série de direitos que são de grande importância e devem ser garantidos pela empresa contratante. Confira esses direitos a seguir:

– Férias remuneradas ao mesmo tempo em que as férias escolares;

– Vale-transporte;

– Jornada de trabalho de até 6 horas por dia;

– 13º salário;

– Não pode fazer hora extra nem trabalho noturno;

– Contrato de Aprendiz com duração de até 2 anos;

– Pagamento base de um salário proporcional às horas de trabalho;

– Contribuição para a Previdência Social;

– Anotação na Carteira de Trabalho;

– 2% FGTS;

– Formação Técnico-Profissional.

Com isso, o jovem consegue dar início à sua carreira e pode até mesmo ajudar em casa ou começar a ter a sua independência financeira. As empresas que não cumprem com esses direitos ao Jovem Aprendiz devem ser denunciadas ou começar o quanto antes a arcar com todas essas exigências que constam na Lei da Aprendizagem.

Como se tornar um Jovem Aprendiz

As oportunidades de Jovem Aprendiz surgem todos os anos, sendo disponibilizadas por empresas dos mais diferentes ramos e setores. Mesmo se você mora em uma cidade pequena pode conseguir se tornar um, afinal sua cidade deve ter empresas de médio porte e estas precisam oferecer vagas pelo programa.

Se você quer se tornar um Jovem Aprendiz, o primeiro passo é se certificar de que atende a todos os requisitos, como ter entre 14 e 24 anos, estar no ensino fundamental/médio ou já ter terminado a escola. Se você atender a esses requisitos, o próximo passo é acompanhar as redes sociais das empresas nas quais gostaria de trabalhar, assim poderá saber quando estiverem contratando.

Não deixe também de acessar o CIEE e fazer o seu cadastro. Lá você pode inserir o seu estado e conferir todas as vagas para a sua região, tendo ainda mais chances de ser selecionado e de conquistar uma oportunidade. Quando surgir uma vaga para a sua cidade, se inscreva e aguarde. Pode ser necessário realizar uma entrevista ou uma dinâmica em grupo. Depois disso, a empresa entrará em contato com os jovens selecionados para dar seguimento no contrato de aprendizagem.

Com todas essas dicas, você aumentará muito as suas chances de se tornar um Jovem Aprendiz em 2021.

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.