Jovem Aprendiz CEMIG – Inscrições e Vagas – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

Jovem Aprendiz CEMIG – Inscrições e Vagas

    Você sabia que, mesmo nunca tendo trabalhado e sem nenhuma qualificação, você pode conseguir um estágio em uma grande empresa? Isso é possível devido a um programa criado pelo governo federal brasileiro há muitos anos e que até hoje atua em nosso mercado, contando com o apoio de muitas empresas e instituições de ensino.

    Anúncios

    Estamos falando do Jovem Aprendiz, uma iniciativa que tem o objetivo de promover a inserção de jovens estudantes no mercado de trabalho, lhes proporcionando a experiência de um estágio e a realização de um curso profissionalizante. De acordo com a lei do programa, todas as empresas de médio a grande porte de nosso país devem oferecer vagas pelo Jovem Aprendiz, por isso há muitas chances todos os anos.

    Os jovens de Minas Gerais, por exemplo, podem se interessar em trabalhar no Jovem Aprendiz CEMIG. Para saber mais sobre o programa e descobrir como se inscrever, continue lendo a seguir!

    Anúncios

    Conheça a CEMIG

    A CEMIG é a Companhia Energética de Minas Gerais, sendo uma das principais companhias de energia elétrica do nosso país e sua sede se encontra na capital do estado, Belo Horizonte. A empresa foi fundada no ano de 1952 e atualmente, possui cerca de 140 mil acionistas em 38 países, sendo uma empresa de capital aberto.

    A companhia atua em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, além de ser a empresa que controla outras companhias de energia, como a Light que atua no Rio de Janeiro. Os jovens que moram em Minas Gerais, mais especificamente na capital, podem participar do Jovem Aprendiz CEMIG para conseguirem um emprego na sua unidade.

    Veja também:  60 mil vagas de Jovem Aprendiz são lançadas pelo Governo de São Paulo

    Ao trabalhar na CEMIG, o jovem não irá trabalhar diretamente na distribuição de energia, mas será capaz de aprender muito sobre o assunto enquanto realiza suas atividades administrativas que são essenciais para o funcionamento da empresa em si.

    Entenda como funciona o Jovem Aprendiz CEMIG

    O Jovem Aprendiz CEMIG tem o objetivo de contribuir para a inclusão de jovens sem nenhuma qualificação no mercado de trabalho. Para fazer isso, a CEMIG disponibiliza oportunidades para quem deseja atuar em suas empresas, desempenhando funções essenciais e relacionadas também com o público.

    Esse tipo de experiência será muito benéfico para o jovem estudante que irá adquirir as habilidades básicas para poder trabalhar no comércio e também na indústria. O programa tem duração máxima de dois anos e, ao longo desse período, o jovem participará do estágio na empresa e também de um curso profissionalizante.

    Durante o estágio, o jovem estudante conta com o apoio de um tutor que é o responsável por explicar todas suas funções, auxiliar no caso de dúvidas e contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional do jovem aprendiz. Além disso, o jovem também poderá contar com seus colegas de trabalho para obter mais conhecido e entender melhor determinadas funções e atividades dentro da empresa.

    Quem pode participar do Jovem Aprendiz CEMIG

    Para poder participar do Jovem Aprendiz CEMIG e ter a chance de obter qualificação e experiência profissional, você deve atender a alguns requisitos que são bem importantes. Esses requisitos são válidos para todas as empresas participantes, pois foram criados e definidos pela Lei de Aprendizagem. No entanto, as empresas podem fazer pequenas alterações, como na idade mínima e máxima exigida para o estágio.

    Veja também:  Inscrições abertas: Correios oferece mais de 4 mil vagas para jovens aprendizes

    No caso do Jovem Aprendiz CEMIG, os requisitos que devem ser preenchidos são os seguintes: ter entre 14 e 24 anos quando se inscrever, estar regularmente matriculado no ensino fundamental/médio ou já ter se formado, ter uma renda familiar de até dois salários mínimos por pessoa e ter disponibilidade para cumprir a carga horária que pode ser de 4 a 6 horas por dia, de segunda a sexta.

    Para os que ainda estão estudando, o recomendado é que sejam alunos da rede pública ou, se forem alunos da rede privada, devem possuir o benefício de bolsa integral. Jovens e adultos com deficiência também podem participar, não havendo, portanto, requisito de idade.

    Benefícios do Jovem Aprendiz CEMIG

    Ao participar do Jovem Aprendiz CEMIG, você poderá contar com muitas vantagens e benefícios. O programa foi criado justamente para ajudar jovens brasileiros a começarem suas carreiras e terem melhores perspectivas para seus futuros. Além de vantagens para a vida, o programa também conta com benefícios trabalhistas que são garantidos por lei.

    O jovem que for contratado irá receber uma remuneração mensal cujo valor depende muito da empresa e da carga horária; também tem direito a vale alimentação, vale transporte, férias remuneradas ao mesmo tempo que as férias escolares, 13º salário, pagamento do FGTS e do INSS e muito mais. Algumas empresas também oferecem para os jovens aprendizes planos de saúde, seguro de vida e outros benefícios relacionados com a empresa.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Klabin – Inscrições e Vagas

    Sem contar ainda no curso profissionalizante na área de atuação, o qual será realizado em uma instituição de ensino parceira uma vez por semana. No final do curso, o jovem aprendiz recebe um certificado de nível médio/técnico válido em todo o território nacional.

    Inscrições para o Jovem Aprendiz CEMIG

    As inscrições para o Jovem Aprendiz CEMIG podem ser realizadas somente pela internet. A empresa disponibiliza as oportunidades por meio de sites de terceiros, como é o caso do site Vagas.com e do CIEE. Os interessados em participar devem buscar pelas vagas de Jovem Aprendiz CEMIG nesses respectivos sites, criar um perfil, preencher todos os dados do currículo e então se candidatar para a oportunidade.

    Podem surgir mais vagas durante o ano, por isso é fundamental sempre ficar de olho e manter seu currículo atualizado. Caso o processo seletivo termine e você não seja selecionado, não desista. Continue participando até que você consiga ser chamado. A empresa deverá contratar jovens aprendizes proporcionalmente a quantidade de funcionários, conforme a Lei de Aprendizagem, por isso mais de um pode ser selecionado no mesmo processo seletivo ou em vários processos seletivos que forem realizados ao longo do ano. Se cadastre e participe hoje mesmo do Jovem Aprendiz CEMIG.

    Autor