Currículo de Jovem Aprendiz: Aprenda como fazer o seu

O programa jovem aprendiz é uma das melhores formas de ingressar no mercado de trabalho. Mas para se destacar para uma vaga é importante dispor de um bom currículo.

Publicidade

E o jovem que obtém uma vaga terá muitos benefícios como FGTS, férias remuneradas, 13º salário, trabalhar apenas 6 horas por dia, etc. É importante, no entanto, esclarecer que as vagas de aprendiz são para aqueles com idade entre 14 a 24 anos, devendo estar cursando ou ter concluído os estudos.

Hoje temos dicas para te ajudar a elaborar um bom currículo de aprendiz e aumentar suas chances de conseguir o primeiro emprego.

Publicidade

O que é o jovem aprendiz?

Esse programa existe desde 2005 e passou por alterações com o atual governo, tendo implementado muitas melhorias. Basicamente, o jovem aprendiz é uma forma de facilitar para os jovens a conquista do primeiro emprego.

Além da vaga em si, o programa ainda ajuda esse público com cursos de qualificação profissional.

É obrigatório para as empresas destinarem uma certa cota de suas vagas para esses jovens. Mas isso vale apenas para as empresas de médio e grande porte, estando as empresas de pequeno porte desobrigadas disso.

A cota destinada nas empresas para vagas de aprendiz deve ser de 5% a 15%.

Mas como então elaborar um currículo de jovem aprendiz se você não possui experiência?

O recrutador já sabe disso, por tanto, o que ele avaliará no seu currículo são esses elementos a seguir.

A estética

É importante que o português desse documento esteja impecável. Essa é uma das coisas que ajudará a chamar a atenção do recrutador para o seu currículo.

Uma dica é alinhar o texto à esquerda e deixar espaçamento entre tópicos, pois assim você manterá um melhor organização visual, além do que, com isso mostrará ainda para o recrutador que sabia o que estava fazendo.

Veja Mais:  Jovem Aprendiz Posto Alê – Inscrições e Vagas

Outra dica importante é revisar o currículo quando concluí-lo. Desse modo você evita erros que possam passar despercebidos. Também, evite o excesso de abreviações, afinal de contas o currículo de jovem aprendiz já não possui muitas informações.

Organize as informações

Não é incomum os recrutadores receberem documentos assim sem uma organização, o que faz com que muitos deles descartem imediatamente o material (afinal de contas, se o candidato não teve o cuidado de fazer caprichar em algo simples, quem dirá como será no local de trabalho?).

Uma boa organização seria a seguinte:

– Informações pessoais do candidato logo no topo;

– Em seguida vem a seção dos objetivos;

– Após isso, informe a sua escolaridade;

– Depois adicione suas habilidades pessoais e habilidades técnicas;

– Por fim, lembre-se de incluir os cursos que você fez.

A dica de especialistas é que o candidato entenda quais são suas habilidades e atividades com as quais mais possui afinidade. Isso ajudará a saber quais as vagas mais indicadas e que contribuirão para o seu desenvolvimento profissional.

Dados pessoais: o que colocar e o que não colocar

É essencial incluir nome, e-mail, telefone para contato, incluir redes sociais (como o LinkedIn), entre outros dados no currículo.

O indicado é colocar o nome logo no topo, usando uma fonte maior do que a dos demais dados. É ideal também centralizar isso.

Logo abaixo, informe os demais dados como e-mail (use um nome profissional para o e-mail), telefone, idade, data de nascimento, etc.

Você não precisa incluir no currículo informações como RG, CPF ou o nome dos pais. Essas informações pessoais não são necessárias nesse documento.

E quanto ao que foi dito sobre incluir suas redes sociais, se puder, inclua o seu LinkedIn. Isso é importante porque mostra para o recrutador que o candidato é atualizado e tem profissionalismo (ainda mais se o seu perfil estiver bem organizado).

Veja Mais:  Jovem Aprendiz Extra – Veja como se cadastrar

A parte dos objetivos

Nessa parte você será o mais direto possível, bastando incluir no campo algo como “jovem aprendiz” ou mesmo o nome da vaga que foi anunciada.

Mas se você quiser, pode descrever qual o seu objetivo ao ingressar na empresa e onde pretende chegar. Contudo, é importante descrever os seus objetivos sendo sucinto e ao mesmo tempo detalhista.

Informações sobre a sua formação

Essa é a parte onde você coloca suas informações de escolaridade. Se ainda estuda, preencha com as informações sobre a escola, colégio ou universidade.

Aqui você deve preencher com a seguintes informações: nome da instituição de ensino, o ano em que estuda, o período e, no caso de faculdade, o curso que faz. Também é necessário incluir o curso que faz, no caso de quem faz curso técnico.

Essas informações são importantíssimas para o recrutador, pois assim ele consegue filtrar os candidatos que se enquadrem com o que a empresa precisa, por exemplo: pode ser que a empresa queira um jovem com disponibilidade durante o dia, mas esse jovem estude nesse período.

E quanto as suas habilidades?

Como você está elaborando um currículo de jovem aprendiz, não há muito o que incluir sobre habilidades. Mas aqui é possível incluir coisas como: criatividade, proatividade, espírito de equipe, responsabilidade, etc.

Todas essas habilidades citadas são bem vistas pelos recrutadores, uma vez que as empresas precisam de pessoal assim. E essas habilidades existem independente do candidato ter ou não experiência profissional.

Uma dica para comprovar tais habilidades é incluir no currículo atividades e projetos nos quais você tenha participado.

Alguns exemplo são projetos sociais, que mostram sua proatividade, comprometimento e capacidade de atuar em equipe, ou se você é praticante de xadrez, o que mostra seu pensamento analítico. Do mesmo modo, esportes em equipe mostram que você sabe como atuar em conjunto com outras pessoas.

Veja Mais:  Philips abre inscrições para vagas de Jovem Aprendiz em 2021

Inclua também suas habilidades com ferramentas, mesmo que não tenha feito cursos sobre isso. E descreva como desenvolveu essas habilidades.

Cursos

E agora inclua informações sobre os cursos que fez como: cursos de idiomas, cursos de desenvolvimento profissional e pessoal, técnicos, etc. E se tiver participado de workshops e palestras, inclua também.

Imagine perder uma oportunidade apenas porque o número de telefone que colocou não funciona mais e os recrutadores não estão conseguindo falar com você? Assim, certifique-se de manter todas as informações do currículo atualizadas.

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.