Jovem Aprendiz 2023: vagas para trabalhar nos principais bancos – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

Jovem Aprendiz 2023: vagas para trabalhar nos principais bancos

    Descubra como se candidatar a essas oportunidades únicas e tenha a chance de ingressar em uma carreira empolgante e repleta de aprendizado.

    Anúncios

    Bradesco, Itaú e Caixa Econômica são alguns dos bancos com vagas para Jovem Aprendiz em 2023.

    O programa, que tem o objetivo de levar jovens com idade entre 14 a 24 anos a ingressarem no mercado de trabalho, já ajudou vários a conseguirem o primeiro emprego.

    Anúncios

    E agora os aprendizes têm a oportunidade de conseguirem trabalhar em grandes bancos brasileiros. Confira a seguir como se dá o processo seletivo e como fazer o seu cadastro de jovem aprendiz.

    Sobre o programa Jovem Aprendiz 2023

    Destinados aos jovens em busca do primeiro emprego, o programa é regido pela CLT e oferece aos jovens benefícios similares aos de quem trabalha normalmente por meio desse regime, tais como:

    – 13º salário;

    – Férias remuneradas (que no caso de quem estuda, deve coincidir com as férias escolares);

    – FGTS;

    – Vale-transporte;

    – Vale-refeição;

    – Entre muitos outros (há empresas eu concedem até mesmo seguro de vida e assistência médica).

    Quem atua como aprendiz numa empresa possui um horário de trabalho reduzido, sendo de 4h a 6h por dia. E a remuneração é proporcional ao salário mínimo vigente.

    O programa de aprendizes faz com que seja obrigatório empresas de médio e grande porte destinarem de 5% a 15% das vagas para esses jovens. E é algo estabelecido por lei.

    A Lei Nº 10.097, conhecida também como Lei da Aprendizagem, é a que rege esse programa.

    É importante que o jovem que queira se inscrever como aprendiz saiba que o período que pode permanecer nesses bancos pelo programa é de até 24 meses, sem a possibilidade de renovação do contrato (exceto se a empresa decidir efetivá-lo).

    Veja também:  Jovem Aprendiz Amil - Vagas Abertas

    Sobre as vagas para trabalhar em bancos como Jovem Aprendiz

    A partir de agora você saberá os requisitos e como fazer seu cadastro de Jovem Aprendiz para trabalhar na Caixa, Bradesco, Itaú e outros bancos.

    Caixa Econômica Federal

    Começando com a Caixa, atualmente a instituição possui vagas para o que chama de “adolescente aprendiz”, com foco naqueles com idade entre 14 a 17 anos. Mas eles sempre atualizam as vagas, então é importante estar de olho.

    Dentre os benefícios que a vaga desse banco oferece estão: férias, FGTS com contribuição de 2%, vale-transporte, remuneração, etc.  Acesse o site da Caixa para obter mais informações.

    Importante: vale mencionar que o programa de aprendizes obriga as empresas a concederem certos benefícios como remuneração, FGTS e 13º salário, por exemplo, enquanto outros são disponibilizados a critério da própria empresa.

    Bradesco

    Para fazer sua inscrição no programa de aprendiz do Bradesco, basta acessar essa página do site da instituição. Lá você verá as vagas no banco de talentos, como as vagas para aprendiz.

    Segundo a instituição, trabalhar como Jovem Aprendiz proporcionará ao jovem experiência teórica e prática. O candidato pode ter contato com conceitos sobre administração, contribuir com projetos, participar de reuniões, etc.

    Para se inscrever para a vaga é necessário cursar ou ter concluído o ensino médio, ter entre 16 e 23 anos e também querer construir sua carreira com o Bradesco. Além disso, eles dão preferência para aqueles que estudem em instituições de ensino da rede pública.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Samsung - Vagas Abertas

    Vaga de jovem aprendiz no Itaú

    Já se o seu objetivo é desenvolver sua carreira profissional com o banco Itaú, então o primeiro passo é acessar esse site para fazer seu cadastro.

    O maior banco privado do Brasil ajuda os jovens que querem ingressar no mercado de trabalho, contribuindo tanto com sua formação teórica quanto prática.

    Sobre a vaga, é descrito que o jovem terá a oportunidade de adquirir experiência ao atuar nas redes de agência, trabalhando próximo aos caixas eletrônicos ou no hall de entrada, ele também prestará suporte para atividades administrativas.

    Para a vaga é necessário que o candidato tenha entre 16 e 22 anos, que seja proativo e disposto a aprender e crescer. Além disso, as vagas são priorizadas para os jovens que estejam em situação de vulnerabilidade social e que estudem na rede pública.

    É necessário estar cursando ou ter concluído o ensino médio e é um diferencial cursar o ensino superior.

    Dentre os benefícios para essa vaga de Jovem Aprendiz estão: contar com vale-refeição, assistência médica, assistência odontológica, bolsa auxílio, seguro de vida, vale-transporte e também horário flexível.

    Banco do Brasil

    O Banco do Brasil (BB) também possui vagas para aprendizes. Mais informações sobre ela e como se inscrever podem ser obtidas aqui. Mas já adiantamos que para quem deseja fazer seu cadastro de jovem aprendiz nessa instituição deve procurar uma das Entidades Sem Fins Lucrativos (ESFL) validadas pelo Ministério do Trabalho.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Nike – Inscrições e Vagas

    Veja que pelo Banco do Brasil o vínculo empregatício se estabelece por meio dessa e de outras entidades assistenciais que possuem convenio com BB, sem que haja a interferência do banco.

    A jornada de trabalha para quem atuar nesse banco é de até 4 horas para adolescentes é de 6 horas para jovens. E o horário deve ser compatível com o horário escolar, ou seja, o trabalho não deve nunca interferir nos estudos (tal regra vale para os demais bancos também).

    Mas no BB existem duas modalidades do programa, sendo:

    – Programa Aprendiz BB: com 552h de aprendizagem teórica que acontece na ESFL e 1.288h de aprendizagem prática que acontece no Banco;

    – Programa Jovem Aprendiz: possuindo carga horária de 828h de aprendizagem teórica dividida entre a ESFL e o BB, e 1.932h de aprendizagem prática no banco.

    Uma coisa importante de comentar é que no caso do jovem que tenha algum tipo de deficiência, então a idade limite inexiste. E isso vale para qualquer empresa que ofereça vagas para aprendizes.

    Importante sobre as vagas para aprendiz nos bancos

    Todas instituições farão uma seleção dos candidatos, onde será levado em consideração também o currículo. Ainda, outras como o Itaú farão um teste com o jovem para saber se ele atende aos requisitos que precisam.

    É por isso que é importante estar preparado para a entrevista e mostrar que tem disposição e proatividade, além de capacidade para trabalhar em equipe. Sem esquecer, claro, de trabalhar bem na elaboração do currículo.

    Autor