Uma das melhores áreas para quem quer mudar de carreira – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

Uma das melhores áreas para quem quer mudar de carreira

    Descubra uma das melhores áreas para realizar uma mudança de carreira de sucesso! Seja você um profissional em busca de novos desafios ou alguém que deseja explorar novas oportunidades, esta área oferece um ambiente acolhedor e repleto de possibilidades.

    Anúncios

    Muitos profissionais tomaram a decisão de mudar de carreira e investir numa das melhores áreas atualmente, a área da tecnologia. Mas essa transição de carreira exige um planejamento para que as coisas corram bem.

    Seja a insatisfação na área atual ou a busca por um salário mais atrativo, são diversos os motivos que levam as pessoas a investirem na área da tecnologia.

    Anúncios

    Quem hoje se encontra com esse sentimento de insatisfação pode ser devido a uma falta de perspectiva para crescer na carreira atual, por não encontrar mais um propósito ali, devido a estar desmotivado, etc.

    E isso acabou se intensificando com a pandemia causada pela covid-19, que deixou cicatrizes nas relações de trabalho, além de ter provocado maior estresse e esgotamento.

    Posto isso, a busca por um novo cenário e pelo crescimento profissional são alguns dos motivos que têm levado muitos a mudarem de ramo de atuação.

    Foto: (reprodução/internet)

    Mas por que escolher a área da tecnologia?

    Hoje em dia, todas as empresas estão adotando soluções tecnológicas (e precisam fazer isso, se quiserem se destacar da concorrência).

    Esse é um setor em crescimento exponencial e que apresenta um salário atrativo. A depender do cargo exercido, a remuneração mensal pode ser bastante expressiva.

    Inclusive, o Google divulgou um relatório mostrando que até o ano de 2029, cerca de 70% das empresas estarão conectadas ao cloud computing (o serviço de nuvem). E com isso cresce a necessidade por mão de obra qualificada.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Posto Alê – Inscrições e Vagas

    E que pretende seguir carreira na tecnologia pode se interessar pela ciência de dados (Data Science). O profissional com formação na área é chamado de cientista de dados. Um profissional desses é capaz de extrair dados essenciais para ajudar no crescimento e desenvolvimento de um negócio.

    Mudar de carreira: por que vale a pena investir na formação e cientista de dados?

    Como dito, há muitas profissões na área da tecnologia que carecem de bons profissionais. E isso confere muitas oportunidades para pessoas de diferentes idades que querem realizar a transição de carreira e obter 

    Porém, mesmo com a tecnologia um cenário animador assim, é importante estar ciente também de que você poderá competir por vagas com profissionais satisfeitos com a área em que estão atuando.

    Inclusive, os cientistas de dados, em sua maioria, estão satisfeitos com o que fazem e os resultados que possuem.

    De acordo com um estudo da empresa de consultoria Bain & Company, junto à comunidade de data science do Brasil intitulada de Data Hacker, 74,1% dos profissionais que atuam com ciência de dados estão satisfeitos com a área escolhida.

    Além disso, a média salarial desses profissionais aumentou por volta de 40% entre 2019 e 2021.

    Como fazer a transição de carreira: 4 passos importantes

    Mudar de carreira não é uma tarefa simples, mas também não é algo de todo complexo. A seguir listamos alguns passos importantes para quem deseja realizar isso.

    1 – Descubra as qualificações que precisará para atuar na área

    Veja também:  60 mil vagas de Jovem Aprendiz são lançadas pelo Governo de São Paulo

    É importante saber qual a formação que precisará para assumir um cago na área da tecnologia. Mas antes é necessário definir qual função ou funções deseja assumir numa empresa de tecnologia.

    Além disso, analise se essa seria mesmo a solução mais viável para o seu caso.

    Não se esqueça de avaliar como se encontra a relação entre oferta e demanda nas vagas de emprego para a área desejada.

    Sobrea ciência de dados, mapeio o que deve desenvolver para a realização da migração. Se pergunte se você está pronto psicologicamente para assumir um novo cargo em uma ova área de atuação.

    2 – Esteja preparado financeiramente

    Mudar de carreira é algo que pode causar alterações no seu dia a dia e compromissos. Além disso, essa transição pode também causar mudanças no seu salário. É necessário se preparar financeiramente para essa mudança.

    Um bom planeamento financeiro trará mais tranquilidade para você. Desse modo haverá recursos ara investir em cursos de qualificação, como também se poderá criar essa tão essencial reserva de emergência.

    O ideal é acumular um capital que cubra com os seus custos e/ou os custos da sua família por no mínimo cinco meses.

    3 – Faça cursos para se qualificar

    Uma das melhores formas para se tornar qualificado para uma vaga de emprego na área da tecnologia é com a realização de cursos. Você será capaz de entender e aplicar diferentes processos e conceitos.

    Se você gosta de uma determinada área, pode valer a pena fazer um curso para qualificação. Com isso você obtém o que precisa em qualificação para aumentar suas chances de ser escolhido para uma vaga.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Nike – Inscrições e Vagas

    Importante: conheça os cargos da área de tecnologia que estão disponíveis atualmente. Os cargos podem sofrer alterações, a depender da empresa, o que ainda afetaria as atribuições e reponsabilidades.

    Foto: (reprodução/internet)

    4 – Relacione sua função anterior com a nova

    Mais uma dica importante para realizar essa transição é relacionar sua profissão atual com a nova. Mostre como as experiências anteriores da sua carreira podem contribuir para a sua nova carreira.

    Por fim, quem pretende mudar de carreira e se preparar para assumir uma função na área da tecnologia deve atualizar sei networking. Desenvolva contato com profissionais que atuam nessa área. Participe de eventos, cursos, palestras, projetos, etc. Enfim, esteja envolvido com isso.

    5 – Converse com outros profissionais da área

    Essa conversa será importante para entender como é o dia a dia de quem atua numa determinada função. E isso ainda é crucial para você saber se gostará de trabalhar com isso. Além do mais, essa conversa pode ajudar no entendimento do mercado.

    No mais, pesquise bastante antes de decidir qualquer coisa sobre a transição de carreira.

    Lembre-se ainda de se preparar para os processos seletivos. Essa é a uma das partes mais desafiantes, ainda mais quando não se trata de uma vaga de estágio, tendo o candidato então que ter alguma experiência profissional prévia.

    A dica aqui é se preparar para isso através de cursos, realizar trabalhos voluntários, etc. Pois ainda que o que você fizer não tenha relação direta com a vaga que deseja, isso pode ajudar a melhorar seu currículo.

    Renato Dias

    Renato Dias

    Profissional com formação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais. Com uma trajetória consolidada, ele desempenha suas funções como redator em portais de conteúdo, onde acumula um sólido histórico de experiência e pesquisa. Sua atuação se concentra na produção de conteúdo relacionado a economia, finanças e investimentos, demonstrando profundo conhecimento e expertise nessas áreas.