Todos os benefícios da contratação como Jovem Aprendiz; procure sua vaga – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

Todos os benefícios da contratação como Jovem Aprendiz; procure sua vaga

    O Jovem Aprendiz é um programa que ajuda a inserir jovens estudantes no mercado de trabalho e lhes oferece ainda uma capacitação profissional para que possam atuar de modo profissional na área que escolheram. Ele nasceu com o intuito de oferecer aos jovens a primeira oportunidade de emprego, que geralmente é muito difícil de conseguir. Ao mesmo tempo, lhes oferece capacitação e experiência profissional para que possam desenvolver habilidades e conhecimento para atuar em outras empresas.

    Anúncios

    Ser contratado para trabalhar como Jovem Aprendiz é muito vantajoso, mas não basta apenas ficar de braços cruzados esperando. Você precisa se inscrever, ficar de olho nos processos seletivos e atender às exigências do programa. Quer conhecer todos os benefícios da contratação como Jovem Aprendiz? Leia a seguir.

    Anúncios

    Como funciona o Jovem Aprendiz

    Através do Jovem Aprendiz, o estudante ganha uma vaga de emprego em uma empresa parceira e também uma vaga em um curso profissionalizante na área em que irá atuar, para que assim obtenha uma experiência completa e possa adquirir tanto conhecimento teórico quanto prático.

    O programa possui uma duração média de 2 anos e após esse período, o jovem tem mais chances de conseguir um emprego, afinal poderá adicionar ao seu currículo o estágio realizado e o curso que o profissionalizou. Durante toda a contratação, o estudante recebe apoio de um tutor, além de receber também salário e outros benefícios trabalhistas.

    A carga de trabalho é diária, mas geralmente um dia da semana é reservado para o curso técnico que deve ser realizado em uma instituição de ensino parceira. A lei do programa estabelece que a cota de aprendizagem das empresas é de no mínimo 5% e no máximo 15%, sobre o número total de empregados. Além disso, empresas com a partir de 7 empregados já devem oferecer oportunidades para jovens aprendizes.

    Veja também:  Jovem Aprendiz FIAT - Inscrições e Vagas Abertas

    Funções do Jovem Aprendiz

    As funções que o Jovem Aprendiz terá vai depender muito da área de atuação e devem ser definidas pela empresa. Geralmente, quando há um processo seletivo em andamento, no edital é possível conferir as vagas e as funções de cada uma delas, por isso sempre leia com atenção para não perder detalhes.

    De modo geral, o jovem aprendiz sempre fica encarregado de tarefas mais administrativas e que contribuam para o seu crescimento pessoal e profissional. Ele também pode oferecer suporte e ajuda aos seus companheiros de trabalho. Para ter mais clareza sobre as funções do Jovem Aprendiz dentro de determinada empresa, você pode pesquisar sobre a área de atuação da vaga ofertada ou buscar por essa informação no edital do processo seletivo.

    Direitos do Jovem Aprendiz

    O Jovem Aprendiz possui uma série de direitos e deveres que são estabelecidos pela Lei de Aprendizagem e devem ser cumpridos, inclusive pela empresa contratante. Entre esses direitos, está o recebimento de um salário, que deve ser de acordo com a categoria e com a carga horária de trabalho.

    Além disso, o contrato de aprendizagem possui todos os direitos trabalhistas e previdenciários garantidos ao Jovem Aprendiz, portanto aqueles que não receberem o que está previsto em lei, podem ir atrás dos seus direitos.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Assaí – Inscrições e Vagas

    Requisitos para ser um Jovem Aprendiz

    Infelizmente não é qualquer um que pode se tornar um Jovem Aprendiz. Para conseguir ser selecionado, é necessário atender aos requisitos que são impostos pela lei de Aprendizagem, assim como quaisquer outras exigências estabelecidas pelas empresas contratantes.

    De modo geral, o principal requisito para ser um Jovem Aprendiz é ter idade entre 14 e 24 anos. É preciso também estar cursando o ensino fundamental/médio ou já ter terminado os estudos. O jovem interessado não pode nunca ter trabalhado com carteira assinada e deve preferencialmente residir no mesmo município de uma unidade da empresa contratante.

    Não há requisitos envolvendo a renda do participante, mas é recomendado que o jovem tenha uma renda mensal de até R$2 mil, pois isso aumenta suas chances de ser selecionado, visto que o programa é voltado para aqueles que precisam ingressar no mercado de trabalho.

    Benefícios para o Jovem Aprendiz

    Aqueles que participam dos processos seletivos e conseguem se tornar jovens aprendizes podem contar com uma série de benefícios incríveis. Além da vaga para trabalhar em uma empresa, também ganham uma vaga em um curso profissionalizante na área de atuação que escolheram, para que possam ao mesmo tempo adquirir experiência e qualificação profissional.

    Todo esse conhecimento e experiência com certeza são os maiores benefícios para a vida do jovem estudante, e irão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Sem falar que alguns jovens conseguem tanto destaque ao longo do contrato, que acabam sendo contratados pela empresa após o término do contrato. Essas situações não acontecem com tanta frequência, mas mesmo se esse não for o seu caso, com o currículo atualizado você terá maiores chances no mercado de trabalho.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Net – Inscrições e Vagas

    O Jovem Aprendiz também sempre pode contar com os benefícios trabalhistas como: salário, vale alimentação, vale transporte, 13º salário, férias remuneradas ao mesmo tempo que as férias escolares, FGTS, e muito mais. Esses são os benefícios garantidos por lei, mas caso a empresa ainda ofereça outros para os seus funcionários, também poderá oferece-los para o Jovem Aprendiz.

    Veja como se tornar um Jovem Aprendiz

    Para se tornar um Jovem Aprendiz você deve sempre se manter de olho nos processos seletivos que acontecem tanto pelos sites das próprias empresas quanto em sites de terceiros, como o SENAI e o CIEE. Algumas empresas contratam essas instituições para coordenar o processo seletivo e selecionar os jovens para seus cursos e, consequentemente, para as vagas de emprego.

    Por isso, a principal dica que podemos te dar é: se cadastre no site do CIEE e no site do SENAI da sua região. Acompanhe com frequência as notificações, pois há sempre novas oportunidades de emprego, inclusive de Jovem Aprendiz. Outra maneira é

    sempre ficar de olho no site e nas redes sociais da empresa na qual deseja trabalhar, para saber quando eles estiverem contratando jovens aprendizes e assim não perder a chance de participar.

    Autor