Senai lança programa de aprendizagem 4.0 para formar a futura mão de obra da indústria – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

Senai lança programa de aprendizagem 4.0 para formar a futura mão de obra da indústria

    O SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – é uma das principais instituições do nosso país responsável pela aprendizagem de jovens e adultos para o mercado de trabalho. Com escolas espalhadas por todos os estados, oferece cursos pagos e gratuitos voltados principalmente para a indústria, de curta e média duração, para qualificar cada vez mais pessoas e atender a demanda do mercado.

    Anúncios

    A novidade da vez é o programa de Aprendizagem 4.0 que tem como principal objetivo ofertar a aprendizagem de forma mais digital e inovadora ao combinar as competências técnicas que são solicitadas pela indústria 4.0 com as competências socioemocionais que fazem toda a diferença para o mundo de trabalho atual.

    A seguir, confira como esse programa de aprendizagem vai funcionar e como os jovens e empresas podem se beneficiar.

    Anúncios

    Programa Senai de Aprendizagem 4.0

    O Programa Senai de Aprendizagem 4.0 é uma nova experiência do Senai em parceria com a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Produtividade do Ministério da Economia. O principal objetivo desse experimento é estruturar novos modelos de aprendizagem para a economia 4.0.

    Como é um modelo inovador e digital, o formato de aprendizagem é mesclado, englobando tanto a educação a distância quando o ensino presencial. Como é um programa piloto, vai abranger inicialmente somente duas áreas tecnológicas: Metalmecânica e Tecnologia da Informação, afinal profissionais formados nessas profissões podem atuar de diferentes formas em toda a indústria.

    Ao adquirir todo o conhecimento através dessa aprendizagem, o jovem poderá optar entre continuar estudando no Senai ou seguir uma carreira de nível superior. Participar da aprendizagem industrial do Senai pode ser o pontapé inicial para os jovens ingressarem no mercado de trabalho de forma mais profissional e entregando um grande valor para as empresas.

    Veja também:  Jovem aprendiz: você conhece seus direitos trabalhistas?

    Com o programa de aprendizagem, o Senai busca formar e entregar ao mercado profissionais mais antenados com todas as tendências da indústria 4.0.

    Cursos e Vagas Programa de Aprendizagem 4.0

    O Programa de Aprendizagem 4.0 do Senai é um programa piloto, ou seja, um experimento, por isso serão oferecidos cursos somente nas áreas de Metalmecânica e Tecnologia da Informação.

    Ao optar pelo curso de Metalmecânica, o jovem estudará e aprenderá sobre as principais inovações tecnológicas dos processos de manufatura mais avançada. Com o conhecimento adquirido, tem toda a estruturação para ingressar no mercado e continuar se aprimorando através de um curso técnico em Mecânica, por exemplo.

    O curso de Tecnologia da Informação também está mais digital e inovador do que nunca: os jovens vão aprender a usar inteligência artificial para programar, codificar e testar sistemas. É um curso que foca em desenvolver competências como integração e conectividade.

    Diversas indústrias parceiras do Senai farão parte, oferecendo quase 300 vagas. Outras empresas que desejarem aderir a esse novo formato de aprendizagem também podem se inscrever, pois o intuito do Senai é chegar a até mil vagas sendo ofertadas até o final de 2020.

    Para o Aprendiz – como participar?

    O programa de aprendizagem é voltado principalmente para jovens aprendizes de 14 a 24 anos que tenham interesse em ingressar no mercado de trabalho estando mais preparados e com habilidades que são consideradas fundamentais por muitas empresas.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Riachuelo - Saiba como se inscrever!

    Para os jovens, o processo de seleção vai acontecer através da plataforma de empregos do Senai, conhecida como Contrate-Me, que pode ser acessada pelo link https://www.mundosenai.com.br/contrate-me/.  É necessário fazer o cadastro e depois participar de uma entrevista online onde você falará sobre si, suas habilidades e qualidades, gostos e muito mais. As informações coletadas vão ser usadas para identificar características socioemocionais nos candidatos de acordo com as vagas oferecidas pelas empresas.

    Acesse o site, vá em “Matricule-se” e dê início ao processo seletivo.

    Para empresas – como participar?

    As empresas que tiverem interesse em ser parceiras desse novo formato de aprendizagem e também oferecerem vagas para os jovens aprendizes, poderão entrar em contato com o Senai mais próximo para obter mais detalhes sobre como a empresa pode participar.

    As empresas poderão usufruir de profissionais mais qualificados e com todas as habilidades e qualidades necessárias para o mercado como pro atividade, trabalho em equipe e maturidade. O papel da empresa é oferecer vagas de emprego para esses jovens e assim aumentar as oportunidades para o Programa de Aprendizagem 4.0.

    Jovens ganham emprego enquanto estudam

    Os jovens aprendizes que forem selecionados para o programa terão o acompanhamento de um instrutor que será o seu mentor ajudando a contextualizar para o mercado de trabalho tudo que ele for aprendendo ao longo dos cursos.

    Veja também:  Jovem aprendiz CIEE - Vagas Abertas

    Para obterem a experiência profissional, esses aprendizes ainda recebem a oportunidade de assinar um contrato especial de até 2 dois com carteira assinada em uma empresa parceira do Senai. Sendo assim, além de obter qualificação profissional, o jovem também poderá contar com a experiência em uma empresa, o que poderá ser muito útil para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, além de contribuir para a sua empregabilidade no futuro.

    Senai e o novo programa de aprendizagem

    Esse novo programa de aprendizagem poderá ser implantado pelo Senai no país todo, mas ainda poderá demorar um pouco. Por isso é fundamental se matricular pelo site, pois talvez apareça uma oportunidade bem próxima de você.

    Aos poucos, todas as unidades irão implantar o programa piloto e selecionar muitos jovens para participar. Por isso, se você tem entre 14 e 24 anos e tem interesse em se qualificar para o mercado de trabalho e as tendências do momento, não deixe de

    participar e se matricular. O programa é totalmente gratuito e o aprendizado poderá acontecer de casa, com algumas aulas ou provas presenciais na escola do Senai mais próxima de você. O Senai está sempre investindo em novos formatos para aprimorar o aprendizado oferecido aos jovens brasileiros para que se tornem excelentes profissionais e ajudem a atender toda a demanda do mercado que vem mudando e se alterando ao longo dos anos.

    Acesse o site, faça o seu cadastro e a entrevista. Aguarde ser chamado e comece a construir o seu futuro.

    Autor