SENAC-RJ cria cursos de capacitação para Jovem Aprendiz – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

SENAC-RJ cria cursos de capacitação para Jovem Aprendiz

    O SENAC é um grande parceiro do Jovem Aprendiz e é através dele que são oferecidas as vagas nos cursos profissionalizantes e consequentemente as chances de estágio. Como o SENAC é uma instituição presente em todo o território nacional, há sempre novas oportunidades de vagas para o Jovem Aprendiz que incluem oportunidades nos cursos profissionalizantes da escola.

    Anúncios

    Mais recentemente, o SENAC do Rio de Janeiro, conhecido como SENAC-RJ, anunciou novas oportunidades para cursos de capacitação que geram oportunidades para o Jovem Aprendiz. Se você é morador da cidade e quer se tornar um Jovem Aprendiz, esse pode ser o momento perfeito.

    A seguir, confira mais detalhes sobre o Jovem Aprendiz e as vagas ofertadas.

    Anúncios

    Veja como funciona o Jovem Aprendiz

    O Jovem Aprendiz foi criado em 2010 pelo governo brasileiro para ajudar na inclusão de jovens que nunca trabalharam no mercado de trabalho. Todas as regras e condições do programa foram definidos pela Lei de Aprendizagem e, segundo ela, todas as empresas que tenham pelo menos 7 funcionários, devem fazer processos seletivos para o Jovem Aprendiz. O seu quadro de funcionários deve ser composto de, no mínimo, 5% de jovens aprendizes e, no máximo, 15%.

    O Jovem Aprendiz representa para a grande maioria dos jovens uma oportunidade de ter o primeiro emprego e obter uma qualificação profissional, afinal além do estágio na empresa, o estudante também ganha uma vaga em um curso. O programa tem uma duração de no máximo 2 anos e durante esse período os jovens contratados trabalham na empresa e se capacitam através do curso profissionalizante.

    Veja também:  Senai lança programa de aprendizagem 4.0 para formar a futura mão de obra da indústria

    É uma união do conhecimento teórico com o prático que irá trazer muita experiência ao contratado, aumentando ainda suas chances de conseguir boas oportunidades de emprego no futuro.

    Requisitos para ser um Jovem Aprendiz

    Nem todo mundo pode ser um Jovem Aprendiz, pois a lei do programa estabeleceu alguns requisitos que devem ser atendidos pelos jovens interessados em participar. Antes de tudo, é necessário ter entre 14 e 24 anos, sendo que para portadores de deficiências, não há uma idade limite para ser selecionado.

    Além da idade exigida, o jovem também precisa estar no ensino fundamental/médio ou já ter terminado os estudos. Também é fundamental que more na mesma cidade da empresa na qual irá realizar o estágio.

    O Jovem Aprendiz não possui requisito de renda, entretanto, ele é um programa voltado a população popular, por isso é indicado que os jovens inscritos possuam uma renda de até 2 salários mínimos.

    Cursos de capacitação Jovem Aprendiz oferecidos no SENAC-RJ

    Os cursos oferecidos pelo Jovem Aprendiz podem variar muito de acordo com a região e com a empresa que está oferecendo as vagas de emprego, por isso nem sempre as mesmas oportunidades vão surgir em todos os lugares. É sempre recomendado conferir cada processo seletivo e os cursos que são oferecidos.

    No caso do SENAC-RJ, são 7 cursos diferentes pelos quais os jovens podem se candidatar: Aprendizagem em Serviços de Restaurante e Bar; Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Atendimento em Postos de Combustíveis; Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Administrativos; Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Lanchonete; Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Supermercados; Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços de Vendas e Aprendizagem Profissional Comercial em Serviços Hoteleiros.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Volkswagen - Vagas Abertas

    Esses cursos estão sendo oferecidos em várias cidades do Rio de Janeiro, portanto as vagas de emprego também variam e é importante sempre conferir essas informações nos editais.

    Matrícula Jovem Aprendiz no SENAC-RJ

    Geralmente, as inscrições para o Jovem Aprendiz são realizadas de modo virtual pela internet. No caso do Jovem Aprendiz SENAC-RJ, os candidatos interessados já podem ir diretamente fazer a matrícula de modo presencial na unidade em que o curso desejado é ofertado.

    Quem quiser, pode reservar a vaga antes, entrando em contato com o sistema Fale com a Gente do SENAC-RJ, ligando para 4020-2101. Após reservar a vaga, é preciso reunir seus documentos pessoais e comparecer na unidade para efetivar a matrícula e poder participar do curso profissionalizante.

    Benefícios para quem é Jovem Aprendiz

    Quem se torna um Jovem Aprendiz pode aproveitar uma série de benefícios incríveis. O maior benefício de todos com certeza é a vaga de emprego e a vaga no curso profissionalizante, pois vai garantir ao estudante, experiência aliada a qualificação profissional, o que é fundamental para o mercado de trabalho nos dias atuais. O Jovem Aprendiz vai terminar o programa totalmente capacitado para ir atrás de novas oportunidades de emprego e com um currículo mais completo e interessante.

    Mas, é claro, também há os benefícios trabalhistas que são igualmente importantes. Todos os jovens aprendizes recebem um salário que varia conforme as horas trabalhadas, mas importante: não podem fazer hora extra nem trabalhar no período noturno, que vai das 22h às 5h da manhã.

    Veja também:  Philips abre inscrições para vagas de Jovem Aprendiz em 2021

    O Jovem Aprendiz ainda recebe vale transporte, vale alimentação, 13º salário, FGTS, férias remuneradas e todos os demais benefícios que a empresa já pagar para os seus funcionários.

    Jovem Aprendiz

    Há mais de 10 anos atuando no Brasil, o Jovem Aprendiz contribuiu para que centenas de jovens estudantes conseguissem a sua primeira oportunidade de emprego e iniciassem a sua carreira. Ele é um programa bem completo que ajuda a inserir e a preparar os jovens para o mercado de trabalho.

    Mesmo com uma duração de 2 anos para cada jovem aprendiz, alguns conseguem ganhar bastante destaque ao longo do programa e acabam sendo contratados pelas empresas como funcionário após o término do contrato. Ele é um programa que abrange todo o território nacional e grande parte das empresas, por isso é muito fácil encontrar oportunidades e há sempre novas vagas sendo anunciadas.

    Pesquise em sua cidade e veja quais empresas oferecem vagas de Jovem Aprendiz, para que você possa ficar de olho em suas redes sociais e se candidatar para o processo seletivo quando ele for aberto. O Jovem Aprendiz está presente em todos os municípios levando a capacitação e a experiência profissional a estudantes que acabam mudando de vida.

    Em 2022, as oportunidades estão apenas começando a surgir.

    Caixa

    JOVEM APRENDIZ

    SENAC

    EDUCAÇÃO

    CAPACITAÇÃO

    Inscreva-se no programa jovem aprendiz Senac.

    Você será redirecionado para outro site

    Autor