O mercado de trabalho está mudando: conheça as carreiras do futuro! – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

O mercado de trabalho está mudando: conheça as carreiras do futuro!

    Quais são as carreiras do futuro? E o que fazer para estar preparado para atuar nelas?

    Anúncios

    O mercado de trabalhado tem acompanhado a evolução tecnológica que o mundo vem experimentando. E com isso novos empregos surgem e outros vão ficando para trás, pois seguem processos e metodologias desatualizadas.

    Com as novas tecnologias os processos transformaram-se, com muitos profissionais tendo que se adaptar.

    Anúncios

    E isso acontece numa velocidade tão espantosa e quase difícil de acompanhar que até mesmo as instituições de ensino não estão preparadas para capacitar os profissionais para isso: esses profissionais aprendem “na raça” ou através de cursos livres.

    Mas outro impulsionador de tudo isso foi a pandemia do coronavírus. Profissionais de distintas áreas tiveram que se adaptar, mudar de área de atuação, aprimorar a criatividade e habilidades, conhecer novas ferramentas e se adaptar a elas, etc. E assim surgiram as carreiras do futuro.

    Consultores da plataforma Robert Half listaram as que são consideradas carreiras do futuro em áreas como tecnologia, vendas e marketing, recursos humanos e engenharia. Confira a seguir.

    Carreiras do futuro em Recursos Humanos

    Essas são as carreiras consideradas do futuro na área do RH:

    People Analytics – esse profissional atua com a coleta e a análise de dados que auxiliam na gestão de pessoal;

    Change Management – um profissional que atua nessa área é responsável por gerenciar mudanças numa empresa. Ele mapeia, implementa e também comanda tais mudanças;

    Especialista em DEI – esse especialista tem se tornado essencial nas empresas para implementar práticas de inclusão e diversidade, assim como para estimular tais práticas.

    Veja também:  Jovem Aprendiz TAM – Inscrições e Vagas

    Carreiras em Tecnologia

    Se você é experiente ou pensa em iniciar carreira na área da tecnologia, eis aqui algumas das profissões do futuro.

    Arquiteto de Soluções – basicamente, ele está a par do que há de novo no mercado para trazer isso (que faça sentido) para a cultura da empresa;

    Desenvolvedor Front-End – responsável pela definição e pelo desenvolvimento de aplicações web para proporcionar uma boa experiência do usuário. É esse desenvolvedor que construirá as páginas que os usuários terão acesso;

    Desenvolvedor Full Stack – já esse desenvolvedor pode elaborar tudo relacionado a um aplicativo, softwares ou site, sendo essencial para equipes de desenvolvimento numa empresa;

    Pentester – cada vez mais popular, o “hacker do bem” é essencial para ajudar as empresas a reduzirem os riscos de invasão nos seus sistemas;

    Especialista em Machine Learning – o que esse profissional faz é elaborar cálculos que simulam o que o cérebro humano faz, coletando dados, entendendo os padrões e aplicando as informações no sistema.

    Carreiras do Futuro em Vendas e Marketing

    Analista Martech – com experiência em marketing e também em tecnologia, esse profissional utiliza ferramentas específicas para aprimorar o seu trabalho e para potencializar os resultados da empresa;

    Líder de Live Streamer – basicamente, ele é um especialista no uso de plataformas de streaming (para realizar tanto transmissões de vídeo quanto de áudio ao vivo). Basicamente, o que ele faz é coordenar transmissões em tempo real. É uma profissional relativamente nova, mas tendência no mercado;

    Veja também:  Programa Jovem Aprendiz Odebrecht

    Especialista em Estrutura Ligada a Produtos digitais – ele é quem faz a definição e organiza o ambiente digital e os produtos ali para que os clientes tenham uma excelente experiência.

    Profissões do futuro em Engenharia

    Se você atua na área da engenharia, deve então ficar de olho nessas profissões aqui:

    Engenheiro de Georreferenciamento – o que ele faz é mapear as informações geográficas de uma dada área. Ele contribui para a estruturação dos processos da área juntamente com outros profissionais como os arquitetos;

    Engenheiro de Inovação – a função desse engenheiro é propor e implementar inovações dentro de uma empresa, onde ele planeja, desenvolve e faz a implementação de tal inovação a um produto ou serviço, por exemplo;

    Engenheiro de Dados – ele converte dados em informações que podem ser aplicadas tanto para obter insights quanto para arquitetar tendências para a empresa;

    Piloto de Drone – os drones ou VANTs (veículos aéreos não tripulados) são cada vez mais essenciais no dia a dia e estratégias de diferentes tipos de empresas e o piloto de drone tem sido um profissional muito procurado. O que ele faz é captar imagens aéreas para uma determinada finalidade.

    É importante se capacitar, mas também é essencial se atualizar, se planejar…

    Com o mercado de trabalho cada dia mais competitivo e agora também evoluindo numa velocidade expressiva, é importante investir em capacitação e estar atualizado com o que há de novo.

    Um bom profissional sabe que o processo de aprendizagem é algo contínuo e que isso influi nos seus resultados. Investir em conhecimento nunca é demais.

    Veja também:  Programa Jovem Aprendiz SBT

    Buscar diariamente por conhecimento envolve tanto realizar treinamentos, aprender através da observância a outros profissionais e também trocar ideias com colegas da área. Você não deve parar no meio do caminho, mas continuar, pois isso é um processo.

    Outro fator também importante aqui é o planejamento da carreira. Alguns negligenciam isso, mas não sabem o potencial que esse planejamento tem para que um profissional evolua e conquiste patamares cada vez mais altos numa empresa e mesmo na sua vida profissional.

    Mas você não deve esperar as mudanças se tornarem mais evidentes para a ação. É importante providenciar isso o quanto antes e, assim, conseguir se posicionar. Quando mais cedo você buscar tudo isso, então sairá na frente.

    Já no caso das empresas, é essencial que elas invistam em novas ferramentas, abordagens e processos para estarem mais presentes na vida dos clientes e não ficarem para atrás, além disso ser também essencial para atrair e reter os melhores talentos para si mesma.

    E os negócios que ainda enxergam as profissões citadas como novidade podem contar com empresas de recrutamento para as auxiliarem. Essas empresas ajudam quando é necessário preencher uma vaga específica ou quando se quer contratar um profissional que tenha um perfil muito raro.

    Para resumir, tanto o profissional que quer se qualificar para uma carreira do futuro quanto a empresa deve dispor de um pensamento estratégico. Planeje cada passo que precisa dar em prol do seu sucesso.

    Autor