Jovem aprendiz: você conhece seus direitos trabalhistas?

Publicidade

Você sabe quais são os seus direitos trabalhistas como Jovem Aprendiz?

Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 27% dos jovens estão desempregados.

Publicidade

Esse é um dado preocupante, uma vez que os jovens representam uma mão de obra importante, tendo força para desempenharem diferentes funções. E o Governo entende isso, por isso criou o programa Jovem Aprendiz.

Por meio desse programa, estabelecido pela Lei Nº 10.097/2000, jovens de todo o Brasil tem a oportunidade de se inserirem no mercado de trabalho, ainda mais concorrido após a pandemia. Mas o que muitos desses jovens não sabem é quais são seus direitos trabalhistas.

Publicidade

O que é o programa Jovem Aprendiz?

“Vagas que exigem experiência, mas como ter experiência se ninguém quer me contratar?”. Essa é uma frase comum entre os jovens atualmente.

Afinal de contas, como conseguir o primeiro emprego se você não tem experiência? É isso o que o programa Jovem Aprendiz soluciona.

Publicidade

Esse é um programa do Governo em parceria com diferentes empresas que objetiva inserir o jovem no mercado de trabalho.

A Lei nº 10.097 / 2000 (“Lei da Aprendizagem”) foi promulgada com o intuito de regulamentar o trabalho de jovens com idade entre 14 a 18 anos. Mas atualmente existem vagas para Jovem Aprendiz com até 24 anos.

Há uma exigência cada vez maior por parte do mercado de trabalho, o que torna esse programa a porta de entrada para muitos jovens que querem desenvolver sua carreira profissional.

Clique para continuar:  Jovem Aprendiz CEMIG 2021 – Inscrições e Vagas

Boa parte dos que participam do Jovem Aprendiz encontram-se em situação de precarização, mas conseguem o primeiro emprego através dele.

As vantagens desse programa é que o jovem, além de receber a chance de conquistar o primeiro emprego, ainda recebe qualificação por meio de curso específico para a área. Logo, ele é preparado para o mercado de trabalho.

De acordo com o Ministério Público, o programa traz um conjunto de direitos e também de aprendizagens que são fundamentais para que o jovem tenha seus direitos assegurados. Por meio do Jovem Aprendiz o jovem é visto como um sujeito de direito.

Mesmo que o programa defina a atividade do programa como uma contratação de aprendizagem, isso não excluí os direitos que o participante possui ao garantir sua vaga

Direitos trabalhistas do Jovem Aprendiz: eles existem?

Poucos dos que participam ou pretendem participar do programa sabem que, sim, o Jovem Aprendiz possui direitos trabalhistas. E esses direitos não são poucos.

Como todos que atuam através de CLT, ele conta com benefícios. Os direitos previstos por lei para esses jovens são os seguintes:

– Direito a Carteira de Trabalho assinada: ainda que esse seja um programa de aprendizado, o jovem tem direito de ter a carteira assinada, também contribuindo proporcionalmente para ter direito a Previdência (esse registro da contratação deve constar também na Previdência Social);

– Jornada de trabalho reduzida, sendo 6 horas por dia (ou o máximo de 8 horas diárias). Dessas horas, duas são destinadas as aulas teóricas (como parte do programa de aprendizagem);

Clique para continuar:  Jovem Aprendiz 2022: principais oportunidades de emprego
Publicidade

– Um salário segundo as horas trabalhadas: algumas empresas, no entanto, podem oferecer uma remuneração maior. Mas é importante que o jovem fique atento aos valores vigentes. Algumas empresas também podem oferecer benefícios como plano de saúde e participação nos lucros (definidos por elas);

– O Jovem Aprendiz também tem direito ao período de férias, o qual deve coincidir com o período de férias escolares;

– Mais um dos direitos trabalhistas do jovem que participa do programa é o recebimento do décimo terceiro salário. Esse é um benefício que deverá ser pago todos os anos ao trabalhador em regime CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas);

– Outro direito do Jovem Aprendiz é o FGTS, ao final da rescisão do trabalho, uma vez que o mesmo realiza uma contribuição proporcional para a previdência;

– Recebimento de vale-transporte: ainda, o jovem que participa desse programa de aprendizado para se lançar no mercado de trabalho tem direito ao vale-transporte. Esse é um benefício para ajudar o jovem a chegar até o local de trabalho através do transporte público.

Mas também existem obrigações para serem cumpridas pelos participantes do programa

Para que o Jovem Aprendiz usufrua de tudo o que tem direito, ele também deve cumprir com as suas obrigações. A seguir trouxemos algumas delas para você ficar atento e não perder a sua vaga.

Estar estudando e com boa frequência escolar

Uma das preocupações do programa é não interferir na vida acadêmica do jovem. É por isso que um dos requisitos para participar é estar matriculado numa instituição de ensino.

Clique para continuar:  Como se destacar no processo seletivo para ser um Jovem Aprendiz

Podem participar os que estiverem cursando o ensino fundamental ou o ensino médio. E é necessário ter como comprovar sua matrícula. Além do que, é preciso estar com a frequência escolar em dia: alunos com muitas faltas injustificáveis podem perder a vaga.

É necessário marcar presença nas aulas teóricas e práticas

Aos que querem manter sua vaga no programa, é necessário comparecer as aulas práticas e teóricas. Elas aulas são extremamente importantes para que o jovem desenvolva as habilidades e capacitações necessárias para as funções requeridas pela empresa.

Essas aulas acontecem através de uma instituição que possui convênio com a empresa que contrata o jovem. O aprendizado é uma etapa essencial para a formação do jovem no programa, uma vez que o prepara e ajuda a tornar seu desempenho eficiente.

Lembre-se também de manter a frequência no trabalho, pois faltas sem justificativa plausíveis podem levar a uma possível rescisão contratual.

Os direitos e também deveres apresentados aqui fazem parte da Lei do Aprendiz e do Decreto Nº 9.779/2018.

Sempre vá além

Se você quer adquirir experiência, usufruir de todos os direitos trabalhistas como Jovem Aprendiz e, claro, conseguir ingressar no mercado de trabalho, então faça tudo com dedicação e empenho nessa jornada.

Quando as empresas vão atrás de talentos, elas esperam que o candidato seja criativo, com sede de aprender, disciplinado e também que saiba se sair bem diante de dificuldades. Então esteja sempre se capacitando também, em busca de mais e investindo no seu desenvolvimento.

Publicidade

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.