Jovem Aprendiz Vale 2018 – Inscrições e Vagas

Programa de capacitação de novos funcionários na Vale continua selecionando novos candidatos para as vagas como Jovem Aprendiz.

A iniciativa Jovem Aprendiz Vale abriu suas inscrições em áreas variadas para os aprendizes do ano de 2017, oferecendo uma bolsa auxílio de até R$ 1.118, dependendo do curso que será realizado pelo interessado em adquirir experiência em uma empresa renomada, com credibilidade internacional.

Estudantes do ensino técnico e superior em estados como Pará, Rio de Janeiro, Maranhão, Espírito Santo e Minas podem se inscrever, mas habitantes de outros estados também devem ter atenção à inscrição online, que pode ser feita no próprio portal oficial da Vale, já que oportunidades diversificadas aparecem por lá com frequência.

Essa é uma enorme possibilidade de entrar no mercado de trabalho em uma empresa renomada, credenciando os jovens à posições importantíssimas em um futuro não tão distante, além de possibilitar a troca de experiência com profissionais que tem muito a oferecer e ensinar.

O objetivo principal do Jovem Aprendiz Vale é qualificar e treinar potenciais trabalhadores que capacitariam a mão de obra em todos os setores da empresa. Assim como em nos outros programas do Jovem Aprendiz, o concorrente deve ter mais do que 18 anos e finalizado o ensino médio, sendo também destacados os jovens que estudaram em escola públicas.

Para validar a participação, todos que aplicaram para o programa devem se formar em seus cursos técnicos até o final de 2018, podendo já estar formados em seus respectivos estudos teóricos, mas apenas se ainda não cumpriram a carga horária de estágio. Estudantes nas universidades que estejam cursando os três últimos da faculdade também podem aplicar, independente do curso.

O último processo seletivo aberto foi o Jovem Aprendiz em Minas Gerais para Manutenção Mecânica e Usinagem Mecânica. São quatro etapas: Inscrição on-line, testes, as entrevistas e os exames médicos.

A inscrição requer informações básicas como o número do RG, CPF, carteira de trabalho e histórico escolar.

Após a inscrição, testes são realizados exigindo competências como conhecimento em língua portuguesa e raciocínio lógico, assim como dinâmicas de grupo.

Os aprendizes em Usinagem Mecânica deverão atuar na área de Belo Horizonte e região, com carga horária de oito horas diárias, de segunda a sexta. Já os de Manutenção Mecânica se concentrarão na região de Santa Barbara e São Gonçalo do Rio Abaixo, também no horário comercial. A bolsa auxílio nessas condições é de R$ 880, com vale transporte, seguro de vida, assistência médica e vale alimentação.

Para usufruir completamente da experiência e da oportunidade, o Jovem Aprendiz na Vale deve estar sempre com sede de conhecimento, desenvolvendo relacionamentos profissionais e absorvendo todas as informações teóricas e exercícios práticos.

Não são poucas as vezes em que funcionários iniciantes entusiastas e competentes são contratados de forma definitiva por grandes companhias, que enxergam nesses aprendizes uma fonte de conhecimento sobre os processos que eles mesmos tiveram a oportunidade de moldar e construir.

Ser um Jovem Aprendiz

O Jovem Aprendiz da Vale também faz parte da Lei da Aprendizagem Nº10.097/2000 (ano de 200), e regulamentada no ano de 2005, que determina empresas de porte elevado a manter entre 5% e 15% do grupo como funcionários aprendizes, que se enquadram em modelos específicos de benefícios e vantagens, além dos requisitos básicos necessários para fazer parte desse grupo.

Os beneficiados com o projeto podem estar na faixa etária entre 14 e 26 anos, dependendo da forma que será aplicada na empresa.

Há um curso próprio do programa que dura de 6 a 24 meses, que é dividido em uma etapa de vivência, notoriamente a experiência que se adquire no local em que se trabalha, e o de aprendizagem teórica, com métodos ministrados por organizações não lucrativas.

Vale

Fundada em 1942, a mineradora multinacional era conhecida como Companhia Vale do Rio Doce, e mudou de nome quando foi privatizada no ano de 1997. Presente em 30 países no mundo inteiro, é uma das mais conceituadas no setor em todo o mundo. Atualmente, é a que mais extrai níquel e minério de ferro no planeta, mantendo ainda projetos com fertilizantes, modelos de energia e logística.

29 Comments

Leave a Comment