Jovem Aprendiz Correios – Inscrições e Vagas

Se você é um estudante e está começando a pensar em como irá conseguir o seu primeiro emprego, se não sabe muito bem ainda o que gostaria de fazer ou com o que quer trabalhar, saiba que o mercado de trabalho reserva certas oportunidades para os iniciantes e nem tudo é o bicho de sete cabeças como parece. O programa jovem aprendiz, do governo federal, é a chance da qual você precisava para começar esta sua fase da vida com o pé direito e trabalhar em uma grande empresa, como por exemplo os Correios. Quer saber mais sobre o assunto? Ficou curioso? Então não perca este artigo, acompanhe agora mesmo: jovem aprendiz Correios – Inscrições e Vagas!

Ter a oportunidade do primeiro emprego pode ser bastante complexo para a maioria dos iniciantes, jovens e adolescentes que ainda estão em fase escolar ou que se formaram recentemente. Como ainda não adquiriram experiências no mundo do trabalho, a maioria das empresas não costumam confiar na potencialidade daquele novo trabalhador. Porém, após decretada a Lei de Aprendizagem no Brasil, grandes empresas foram obrigadas a desenvolver programas em parcerias com organizações sociais para ajudar a incluir esses jovens no mercado de trabalho. E assim, foi criado o programa Jovem Aprendiz que, hoje, é uma grande porta de entrada para milhares de jovens nesta fase da vida, todos os anos.

O jovem ou adolescente cadastrado no programa Jovem Aprendiz tem um período de trabalho de até dois anos, atuando de 4 a 6 horas sendo que esta jornada é dividida entre tarefas práticas na empresa e aulas teóricas em uma organização social associada. Dessa forma, o jovem ou adolescente tem acompanhamento profissional da equipe da empresa, que monitora suas tarefas, além de ter acompanhamento pedagógico para que seja introduzido à questões, como cidadania, criatividade, identidade, entre outras coisas que auxiliam no desenvolvimento de suas potencialidades.

O jovem aprendiz recebe remuneração baseada no salário mínimo brasileiro, além de receber também todos os direitos trabalhistas e previdenciários, como FGTS, férias, 13º salário, auxílio alimentação e auxílio transporte, entre outras coisas. O interessante é que o iniciante recebe uma chance de conhecer um profissão, ingressar em uma empresa de grande porte e, quem sabe, ao se formar, já descobrir em qual área gostaria de atuar, quem sabe na própria empresa em que realizou o estágio.

Como participar?

No caso do Jovem Aprendiz Correios 2019, o interessado precisa se inscrever na página eletrônica dos Correios, por meio do link: www.correios.com.br e visualizar as possíveis vagas disponíveis na sua cidade. Todos os anos, os Correios abrem mais de mil vagas, basta ficar atento às datas e não perder o prazo para a sua inscrição.

Vale lembrar que, para participar do programa jovem aprendiz, é necessário ter entre 14 e 22 anos, estar cursando, ou já ter cursado, no mínimo, até o 9º ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. No caso de já ter se formado, é obrigatória a apresentação do certificado da escola. Caso você tenha algum tipo de deficiência física, a idade pode não ser um requisito básico, dê uma olhadas nas especificidades de cada vaga e de cada cidade.

Outro fator que diferencia bastante no processo seletivo para Jovem Aprendiz Correios é a vulnerabilidade social e também a participação do jovem ou adolescente em projetos sociais como voluntário. O edital prevê uma série de pontos para diferentes qualidades de cada jovem.

Se tirarmos por base a edição do Jovem Aprendiz Correios no ano passado, o salário pago era de R$413,33, com adicionais de vale transporte e vale refeição ou alimentação. O jovem ou adolescente trabalha até 20 horas semanais na empresa, com carga horária dividida para o curso de qualificação profissional de assistente administrativo que é realizado no SENAI.  Os Correios já desenvolvam o programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Governo Federal, desde 2010, com o objetivo de ingressar, todos os anos, cada vez mais jovens no mercado de trabalho por meio da educação técnico-profissional.

Se interessou por esta oportunidade? Então, que tal entrar agora mesmo no site dos Correios e dar uma boa olhada em todas as chances disponíveis em sua cidade? Se você atende aos requisitos e gostaria de ingressar em uma grande empresa como os Correios essa é a sua chance!

32 Comments

Leave a Comment