Jovem Aprendiz CIEE: Como fazer currículo para concorrer às vagas?

Se você nunca trabalhou e tem bastante dificuldade para conseguir a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, pode começar a participar dos processos seletivos de Jovem Aprendiz que acontecem em todo o território nacional. O programa é realizado através de uma parceria do governo federal com instituições de ensino e empresas de todos os portes, que oferecem suas vagas e abrem portas para os jovens brasileiros.

Publicidade

O CIEE é a maior empresa responsável pelas vagas de Jovem Aprendiz em nosso país. Se trata de uma entidade sem fins lucrativos que faz a ponte do jovem e a empresa que está contratando. Através do portal deles, você pode se candidatar para uma vaga de curso profissionalizante e, em seguida, ser contatado por uma empresa da área.

Se você nunca participou e não tem ideia de como concorrer às oportunidades, veja a seguir como fazer currículo no Jovem Aprendiz CIEE.

Publicidade

Conheça o CIEE

CIEE é a sigla para Centro de Integração Empresa Escola e consiste em uma instituição de ensino brasileira que está presente em todos os estados e também de forma online. O CIEE atua como mediador entre estudantes que nunca trabalharam e empresas que oferecem vagas de Jovem Aprendiz.

Diversas empresas procuram o CIEE para realizar o processo seletivo de suas vagas de emprego, não somente do Jovem Aprendiz. Por isso, ao se cadastrar na plataforma, você poderá se candidatar e concorrer a oportunidades em diversos setores e com diferentes níveis de escolaridade.

A plataforma é gratuita e em poucos minutos você cria o seu cadastro e já pode começar a conferir todas as oportunidades disponíveis próximo a você.

CIEE e Jovem Aprendiz

O CIEE ficou bastante conhecido por intermediar as vagas de Jovem Aprendiz que são oferecidas por várias empresas do nosso país. Pela plataforma você encontra vagas de emprego que englobam também vagas em cursos profissionalizantes que são ministrados por instituições de ensino parceiras, como o SENAI, ou ainda pelos instrutores do próprio CIEE.

Ou seja, ao se cadastrar na plataforma, você poderá se candidatar a diversas oportunidades. O CIEE é o responsável por realizar processos seletivos de várias empresas brasileiras, inclusive de bancos como a Caixa Econômica Federal. Nos editais dos processos seletivos você confere o cargo e o curso correspondente que você fará caso seja selecionado.

Diariamente, novas vagas de emprego são cadastradas na plataforma e você recebe notificação daquelas que tenham vagas próximas de você. Além das oportunidades de Jovem Aprendiz, o CIEE também divulga vagas de emprego de estágio, programa de Trainee e também de Empreendedorismo para Jovens.

Como fazer currículo no CIEE para concorrer às vagas

Para você poder conferir as vagas de emprego e se candidatar, é preciso criar o seu perfil de Estudante. O cadastro leva poucos minutos e você precisará informar seus

dados pessoais e dados de escolaridade, como o nome da instituição que estuda atualmente e a sua escolaridade, além de informar um e-mail válido. É importante que você mantenha seus dados e informações atualizados, para que não haja nenhum erro na hora que o CIEE for entrar em contato. Para fazer o seu currículo, acesse o site https://web.ciee.org.br/login  e clique em “Estudante – Cadastre-se”. Preencha todos os campos e depois vá em “Próximo”. Com o seu perfil criado, você poderá personalizar um pouco mais seu currículo, carregando uma foto sua e colocando informações sobre cursos ou experiências que possa ter.

Veja como pesquisar e se candidatar para as vagas

Cadastro realizado e currículo preenchido no site do CIEE? Então agora você pode começar a ir atrás das vagas de emprego. Depois do cadastro, você precisará efetuar o login no site informando seu CPF ou e-mail cadastrado e a senha criada.

Na plataforma você vai encontrar todas as vagas disponíveis no momento, tanto de Jovem Aprendiz quanto de Estágio. Você pode pesquisar por processos seletivos em aberto ou aqueles em andamento. Basta clicar sobre um processo seletivo para ter acesso ao seu edital e às demais informações como ficha de inscrição.

Nas suas notificações você também encontra novas vagas de emprego que tenham sido cadastradas. Tudo isso você encontra no portal do CIEE de forma gratuita e pode se candidatar para as vagas de emprego que desejar. Sempre leita o edital para saber sobre os requisitos da vaga, a cidade onde ela é ofertada e obter o link para se inscrever.

Jovem Aprendiz não é estagiário

Diferente do que muitos acham, Jovem Aprendiz não é a mesma coisa que um estagiário e as vagas possuem características distintas também. Jovens a partir de 16 anos que estejam regularmente no ensino médio, ensino médio técnico ou ensino superior, podem ser contratados como estagiários.

Jovens a partir de 14 anos devidamente matriculados no ensino fundamental, ensino médio, ensino médio técnico ou já formado, poderá ser contratado como Jovem Aprendiz. Além dessas diferenças, há algumas outras. Por exemplo, o Jovem Aprendiz não pode fazer hora extra, nem mesmo trabalhar em horário noturno. A carga horária também varia: estagiários geralmente cumprem 6 horas por dia; no caso do Jovem Aprendiz, pode chegar a 8 horas por dia, se o indivíduo não estudar mais.

O contrato de aprendizagem pode ter duração de até 2 anos, enquanto que um estágio pode durar somente 6 meses, de acordo com a empresa. Na hora de se candidatar para uma vaga de emprego, confira muito bem todos os seus detalhes para ter certeza de que está concorrendo para a vaga certa.

Oportunidades de Jovem Aprendiz

Novas oportunidades de Jovem Aprendiz estão surgindo a todo momento, por isso se cadastre o quanto antes na plataforma do CIEE para não perder nenhuma vaga e poder se candidatar. Em 15 minutos, você cria o seu perfil, termina de preencher o seu currículo e já pode começar a conferir todas as vagas disponíveis.

Aproveite esse primeiro semestre, pois é quando as empresas mais estão em busca de jovens estudantes para preencher o seu quadro de funcionários. Pelo CIEE, você conseguirá uma bela oportunidade de emprego.

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.