Jovem Aprendiz 2023: como funciona e como conquistar sua vaga – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

Jovem Aprendiz 2023: como funciona e como conquistar sua vaga

    Descubra o caminho para uma oportunidade de crescimento profissional: o programa Jovem Aprendiz 2023! Aprenda sobre os requisitos, benefícios e as etapas do processo de inscrição.

    Anúncios

    O Jovem Aprendiz tem como objetivo capacitar jovens para a inserção no mercado de trabalho.

    Este programa, baseado na Lei de Aprendizagem, tem como foco jovens entre 14 e 24 anos (com algumas exceções no caso de candidatos PcD), que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino fundamental, médio ou técnico, lhes fornecendo formação prática e teórica.

    Anúncios

    Neste artigo, conheça mais sobre como funciona o Jovem Aprendiz, suas etapas de seleção e confira dicas para conquistar uma vaga de emprego pelo programa.

    Foto: (reprodução/internet)

    O que é o Jovem Aprendiz? Como ele funciona?

    O programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa do governo federal que surgiu como uma forma de capacitar e inserir jovens no mercado de trabalho.

    Com base na Lei de Aprendizagem, de 2000, empresas de médio e grande porte são obrigadas a destinar entre 5% a 15% de suas vagas aos jovens aprendizes.

    O objetivo do programa Jovem Aprendiz é oferecer uma formação profissional (teoria e prática) para jovens que buscam o primeiro emprego ou querem se capacitar para uma futura carreira.

    Esse programa é dividido em duas etapas: a formação teórica e a prática.

    A formação prática é aquela que se dá na empresa contratante, com uma jornada de trabalho diária de no máximo 6 horas. Se o jovem já tiver concluído o ensino médio, então a jornada de trabalho pode ser estendida para 8 horas diárias.

    Já a formação teórica acontece em uma instituição profissionalizante. A empresa que contrata o jovem na condição de aprendiz é que terá que matriculá-lo na instituição (o curso tende a ser relacionado com o cargo que o jovem ocupará).

    Veja também:  Estatuto do Aprendiz pode abrir 1 milhão de vagas para jovens

    O aprendiz será contratado por um período de até 2 anos, não podendo ultrapassar isso. A empresa que quiser permanecer com o jovem por mais tempo terá que efetivar. A carteira do aprendiz é assinada nesse contrato e ele ainda terá direito a: FGTS, férias, 13°, seguro desemprego e mais.

    Como se inscrever no programa Jovem Aprendiz 2023?

    Com o programa em andamento, se prepare para as etapas de seleção. Mesmo com as empresas cumprindo a cota exigida, ainda há uma seleção para escolher quem as preencherá.

    A etapa de seleção geralmente compreende 5 etapas. E a seguir explicaremos como tudo isso funciona. Também trouxemos dicas que ajudarão no processo de seleção, aumentando suas chances de conseguir uma vaga de emprego.

    Trabalhe no currículo

    Mas como alguém que ainda não conquistou o primeiro emprego pode elaborar um currículo? Talvez você esteja se perguntando agora. Mas é possível.

    O currículo é a sua apresentação para o empregador, então capriche nele para se destacar. Mesmo que você não tenha experiência profissional, há como incluir cursos que fez e projetos que participou (como voluntariado, por exemplo, ou projetos do colégio que tenham relevância para isso).

    Coloque todas as informações que tenham alguma relação com área de interesse e atente-se para a gramática e a ortografia.

    Faça uma boa redação

    Se o empregador te chamar, pode ser que você tenha que preparar alguma redação. Então já esteja preparado para isso. O objetivo com essa redação é saber sobre o nível de português do candidato, além dela também avaliar a capacidade de comunicação do mesmo.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Extra – Inscrições e Vagas

    Temos a seguir algumas dicas para elaborar uma boa redação:

    • Use frases curtas, tomando cuidado com a ortografia e a gramática (não deixe a pressão te dominar);
    • Também é importante apresentar uma estrutura clara no texto, trabalhando numa introdução, desenvolvimento e conclusão;
    • Evite repetições que não fazem sentido e use sinônimos a fim de tornar o vocabulário variado;
    • Busque argumentos coerentes e consistentes, que ajudam na defesa do seu ponto de vista;
    • Revise a sua redação antes de entregá-la.
    Foto: (reprodução/internet)

    Trabalhe para ter um bom desempenho na dinâmica em grupo

    Sabia que a dinâmica em grupo é uma das coisas que quase todos os candidatos temem? Seja um aprendiz ou quem já tenha trabalhado antes.

    Na dinâmica em grupo, o empregador pode colocar os selecionados num grupo a fim de que executem uma tarefa juntos. E com isso ele poderá avaliar as habilidades e competências que cada candidato possui trabalhando em grupo.

    Algumas características que o empregador avaliará é a proatividade no trabalho em equipe, além da colaboração. Então esteja atento a isso e mostre-se ativo nas atividades.

    Prepare-se para a entrevista individual

    A última etapa do processo seletivo para o programa Jovem Aprendiz é a entrevista individual. E essa pode acontecer presencialmente ou online.

    Nessa etapa, o candidato é avaliado de forma com mais detalhes pelo empregador. Com isso, o empregador foca em conhecer melhor as habilidades, experiências e objetivos do jovem.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Assaí – Inscrições e Vagas

    Para realizar uma boa entrevista, se prepare antecipadamente: estude sobre a empresa e também sobre si mesmo, identificando os seus pontos fortes e fracos.

    Mostre o seu interesse pelo programa e pode crescer na empresa. Essa é uma das coisas que os empregadores buscam também quando contratam aprendizes.

    Dicas para se destacar no processo seletivo do Jovem Aprendiz

    Além das dicas sobre a sua postura no processe de seleção, outras coisas também podem ajudar. Veja as dicas que reunimos para te ajuda a se destacar e conquistar sua vaga no Jovem Aprendiz 2023:

    • Busque se qualificar: mesmo não sendo algo obrigatório, ter algum tipo de qualificação profissional seria um diferencial ao se inscrever para uma vaga no programa. Há diversas opções de cursos gratuitos e online que te ajudarão a melhorar seu currículo;
    • Uma boa postura é essencial também: é também importante ter uma boa postura, mostrar educação e respeito tanto com o empregador quanto com os demais candidatos;
    • Seja proativo a todo momento: mostre que você possui interesse em aprender e se desenvolver se for contratado. Pergunte sobre a empresa, sobre as qualificações para o cargo, mostre sua disposição tanto para aprender quanto para assumir responsabilidades e atuar em grupo;
    • Conheça bem sobre a empresa antes da entrevista: busque informações sobre a empresa em questão, sobre sua cultura e atividades. Isso pode te dar uma boa vantagem na hora de entender o que os empregadores procuram num candidato como Jovem Aprendiz.
    Renato Dias

    Renato Dias

    Profissional com formação em Jornalismo pela Universidade de São Paulo, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais. Com uma trajetória consolidada, ele desempenha suas funções como redator em portais de conteúdo, onde acumula um sólido histórico de experiência e pesquisa. Sua atuação se concentra na produção de conteúdo relacionado a economia, finanças e investimentos, demonstrando profundo conhecimento e expertise nessas áreas.