Informações sobre o alistamento militar 2023

Publicidade

Tudo o que você precisa saber sobre o alistamento militar 2023 nós reunimos neste artigo. Se tinha dúvidas, esperamos respondê-las aqui hoje.

Homens brasileiros que completaram 18 anos devem, obrigatoriamente, se apresentarem para o alistamento militar. Através disso eles cumprem seu dever como cidadãos para estarem a serviço do país, caso ocorra uma convocação.

Publicidade

Mas foi o tempo em que era necessário se dirigir até uma Junta de Serviço Militar para realizar o alistamento. Agora é possível fazer esse procedimento usando a internet, inclusive para quem obterá apenas o certificado de reservista.

Quem é obrigado a fazer o alistamento militar 2023?

Publicidade

Todos os homens que nasceram no ano de 2005 devem realizar o alistamento em 2023. Ele terá que passar pelas fases obrigatórias até a obtenção do documento.

O jovem selecionado deve passar por exames médicos e testes de aptidão, além das entrevistas. E em seguida eles são orientados a apresentarem-se numa base das Forças Armadas.

Em alguns casos, o jovem pode ser dispensado dos serviços militares.

Publicidade

Quando se inicia o alistamento?

O prazo para realizar sua inscrição no serviço militar 2023 é a partir de 1° de janeiro, indo até 30 de junho deste ano. As novas inscrições serão aceitas apenas dentro desse prazo. É importante estar atento para não perder a data para se inscrever.

E quem está liberado de prestar o serviço militar?

De acordo com as regras estabelecidas, estarão isentos de se apresentarem para o alistamento militar 2023 os seguintes indivíduos:

– Quem possuir algum tipo de deficiência física (de forma definitiva). Mas quem possui alguma deficiência antes deve realizar o alistamento e em seguida fazer a solicitação da isenção;

– Aqueles que possuem uma incapacidade temporária.;

– Quem estiver cumprindo uma sentença devido a crime doloso (classificados como indivíduos com incapacidade moral);

– Os que possuírem exercício sacerdotal de qualquer que seja a religião;

– Além de também aqueles que foram licenciados a bem da disciplina do exército, após serem incorporados.

Consequências da não realização do alistamento militar 2023

Os que não fizerem o alistamento dentro do prazo terão que arcar com as consequências. E uma dessas consequências é o pagamento de uma multa. Para isso, o jovem terá que buscar uma Junta Militar mais próxima, onde além do pagamento da multa ele fará o alistamento com atraso.

Além disso, quem não fizer o alistamento no prazo ainda ficará impedido de:

– Fazer inscrição em concurso público;

– Assumir cargos públicos de qualquer natureza;

– De atuar numa instituição ou empresa oficial, oficializada ou que seja subvencionada;

– Obter passaporte ou prorrogar a validade dele;

– Também estará impedido de realizar a obtenção de carteira profissional, de conseguir licença para alguma profissão ou de registrar-se para obter um diploma de profissional liberal;

– De lograr algum tipo de favor o prêmio dos governos estaduais, federais ou dos municípios e territórios;

– Será também proibido de se conseguir inscrição para exercer qualquer função e para obter alguma licença de indústria;

– Não poderá realizar contratos com o Governo Federal, o Governo Estadual, os Territórios ou os Municípios;

– E esse indivíduo ainda pode estar impedido de realizar exame ou fazer uma matrícula num estabelecimento de ensino.

Prestação do serviço alternativo

Aqueles que fizerem o alistamento militar 2023 devido a razões religiosas, filosóficas ou mesmo políticas e não queiram exercer funções militares, é possível fazer o requerimento da chamada Prestação do Serviço Alternativo, que é fundamentada no Art. 143, §1º da Constituição.

Cabe dizer que a Prestação do Serviço Alternativo se trata de algo previsto na Lei, contudo, mesmo com regulamentação, ainda não possui implementação.

Nesse caso, aquele que quer ser dispensado do serviço militar e quer realizar um serviço alternativo terá que apresentar:

– Um requerimento assinado por ele, onde solicita o serviço alternativo;

– E também a declaração de uma instituição religiosa, filosófica ou política, mostrando que é um integrante da mesma e que acredita no que ela dissemina.

Segundo a Lei nº 8.239, de 4 de outubro de 1991:

“Entende-se por Serviço Alternativo o exercício de atividades de caráter administrativo, assistencial, filantrópico ou mesmo produtivo, em substituição às atividades de caráter essencialmente militar.”

Passo a passo para realizar o alistamento militar presencialmente

Antes de tudo, você precisa saber que o prazo para o alistamento é igual para quem fizer a inscrição presencial ou online.

Comece organizando os documentos que precisará, que são: CPF e carteira de identidade (ou algum outro documento com foto).

Também é necessário apresentar os seguintes documentos para a inscrição:

– Comprovante de residência (também pode ser uma declaração assinada);

– Também a certidão de nascimento ou, para os brasileiros naturalizados, a prova de naturalização ou, ainda, a certidão do termo de opção.

Depois disso, se dirija até uma Junta Militar mais próxima de onde reside.

O passo final é preencher a ficha de alistamento.

É importante ainda saber que todos os que se apresentarem para a realização desse procedimento terão ainda que fazer o juramento à bandeira. Essa é uma etapa obrigatória.

Passos para a inscrição online

Quem pretende fazer a inscrição online terá que seguir esses passos:

– Comece acessando o site do alistamento militar aqui: https://alistamento.eb.mil.br/

– É necessário informar se reside fora do país e se possui algum problema de saúde. Se a resposta for negativa para essas duas perguntas, então agora clique em “alistamento militar”;

– Para a inscrição, é necessário ter uma conta no portal Gov.br, essa inscrição leva poucos minutos também. Tenda uma conta no Gov.br, basta fazer login no site do alistamento militar por meio dela;

– Feito isso, agora informe os dados solicitados para prosseguir com seu cadastro.

Ao realizar o cadastro pelo site, ali mesmo será informado se o jovem terá que servir ou se será dispensado. Para isso, basta ir no mesmo site e agora selecionar “já me alistei” e depois “acompanhar alistamento”.

O certificado de reservista é emitido pela internet também. Mas, quem quiser, se pode obter o resultado, certificado e outras informações sobre o alistamento militar 2023 numa Junta Militar.

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.