Entrevista de Emprego: Como e o que responder?

Como responder a entrevista de emprego? O que fazer para despertar interesse no recrutador pelo que você tem a oferecer para a empresa?

Publicidade

Então chega o dia em que aparece aquela vaga de emprego legal, algo que você estava buscando muito. Há um salário bom e tudo mais parece ser favorável, mas e o momento da entrevista? Muitos até travam nessa hora com tanta tensão.

Mas o pior é realizar a entrevista e não conseguir o emprego.

Publicidade

Por que será que você não conseguiu? Seu currículo possui muitos cursos, acha-se bom para a vaga. O que aconteceu?

É por isso que saber como se comportar nesse momento é extremamente importante.

As dicas reunidas aqui ajudam tanto quem busca o primeiro emprego quanto aqueles que querem mudar de profissão. Se você quer se sair bem na sua próxima entrevista, confira o que temos a seguir.

Blonde woman shaking hands while having an interview

O que os recrutadores buscam num candidato?

Numa entrevista de emprego, o que o recrutador mais quer saber é o quanto você agregaria para a empresa e se suas razões para querer trabalhar ali vão de encontro com o que é buscado para ela.

Em outras palavras, o que mais os recrutadores procuram nos candidatos é identificar se o seu perfil se encaixa com a cultura da organização. Nisso, eles valorizam comportamentos, conhecimentos e valores que sejam alinhados com o da empresa.

As chances de conseguir um emprego serão maiores se isso acontecer. Nesse caso, é importante que você pesquise (bastante) sobre a empresa antes de ir numa entrevista de emprego, se preparando para responder bem as questões.

Não são raros os casos de candidatos que vão despreparados para uma entrevista acreditando que seu currículo e suas razões (desalinhadas com o que a empresa precisa) servirão para conquistar a vaga.

Veja Mais:  Vagas para estágio e trainee no Twitter, Dow, Kimberly-Clark e outras empresas

Prepare-se para dar boas respostas na entrevista de emprego

“Por que você deseja trabalhar aqui?”, essa é uma pergunta que não traria bons resultados se fosse respondida com argumentos como “por conta do salário” ou “porque os benefícios oferecidos são bons para mim”.

A empresa precisa se deparar com motivos mais fortes vindos de você para querer trabalhar ali. É por isso que a pesquisa prévia, tal como citamos, é importante.

Mantenha o foco em respostas como o diferencial que você enxerga na empresa, os objetivos que são alinhados com os seus, sobre seu desejo de crescer profissionalmente ali, sua vontade de enfrentar desafios, etc.

A empresa é sólida e te ajudaria a evoluir e conseguir as bases necessárias para se tornar um ótimo profissional? Então destaque isso também na entrevista de emprego.

Em suma, é essencial que você leve tempo para formular uma boa resposta para essa pergunta e chegar na entrevista preparado.

Lembre-se que essa é uma pergunta cada vez mais comuns nos processos seletivos.

Mas lembre-se também que o recrutador quer saber várias coisas com apenas essa pergunta. Então quanto mais motivos aceitáveis você possuir para querer trabalhar ali, melhor será.

Quando a empresa não possui relação com seus objetivos

Agora, se você tirou um tempo para pesquisar sobre a empresa e viu que os objetivos e valores dela não têm nada relacionado aos seus, então você deveria rever se a empresa agregaria algo em sua vida profissional ou não.

Uma dica interessante sobre isso seria se imaginar trabalhando naquele local por 5 ou mais anos. Desse modo poderia responder perguntas como:

– Será que você estaria feliz ali?

Veja Mais:  Jovem Aprendiz: Quais empresas vão ofertar vagas de emprego em 2022? Veja aqui!

– Estaria trabalhando com algo que gosta, tenha afinidade, etc.?

É importante que essa relação de trabalho resulte em desenvolvimento para a organização e para você.

Fique atento a cada pergunta

Cada pergunta que o recrutador fizer tem imensa importância. Contudo, ele não avaliará apenas suas respostas, mas também como você as formula.

Até mesmo os questionamentos que parecem sem elevada importância escondem motivos por parte do recrutador de conhecer melhor o candidato. Tome cuidado não somente com o que ele pergunta e você responde, mas também com o que ele estará avaliando sem que você perceba.

Existem perguntas que possui um propósito oculto, tais como “quais são os seus hobbies”. A seguir falaremos mais sobre isso.

“Quais são seus hobbies”: essa é uma questão importante numa entrevista de emprego?

Afinal de contas, por que essa é uma pergunta importante? O que os seus hobbies têm a ver com a sua capacitação para a vaga de emprego?

Essa pergunta, tão comum, na realidade esconde algo: saber mais sobre o seu comportamento. E ela acontece tanto em entrevistas do primeiro emprego quanto para quem já trabalhou e está buscando se reinserir no mercado de trabalho.

Se você tem como hobby estudos e outras práticas similares ou algo que tenha relação e agregue ao trabalho, isso pode ser de grande importância para te ajudar a se destacar para a vaga de emprego.

Então, será que você gasta tempo em hobbies que sejam atividades que possam também enriquecer seu currículo? Pense bem nisso também.

Demonstre sua vontade de crescer e se desenvolver ali

Comente também sobre seus objetivos e metas, pois um profissional com ambição e determinação chama a atenção dos recrutadores.

Veja Mais:  Jovem Aprendiz 2022: vagas para trabalhar nos principais bancos

Nesses objetivos e metas inclua a empresa, por exemplo: “meu objetivo é trabalhar aqui e conseguir experiência e habilidades que me capacitação para cargos mais elevados como o de [especificar]”. Isso mostrará aos recrutadores o seu valor.

Suas competências

Apesar de falar sobre suas competências, o que o recrutador quer saber é se você possui o que é preciso para trabalhar na organização.

Suas competências condizem com o que aquele empresa precisa? Essa é a questão fundamental nesse questionamento.

Mas além de abordar sobre suas competências e como elas podem contribuir para a cultura da empresa, esteja preparado também para as seguintes perguntas:

– Por que você quer trabalhar aqui?

– Quais as suas competências profissionais?

– O que você pode agregar à empresa?

– E no caso de não ser seu primeiro emprego, prepare-se também para responder sobre “por que saiu do seu último emprego?”.

Um candidato preparado e que conheça bem a cultura da organização aumenta suas chances de conseguir um emprego.

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.