Como se preparar para uma entrevista de Jovem Aprendiz

Vamos ensinar nesse artigo como se preparar para uma entrevista de emprego para o cargo de Jovem Aprendiz. Sabendo da competitividade do mercado atual separamos algumas dicas que podem contribuir na hora da entrevista.

Sobre o Jovem Aprendiz

 

É um projeto criado pelo governo federal que foi criado com base na Lei da aprendizagem, Lei n° 10. 097/00. O programa visa que grandes empresas sedam espaço no mercado de trabalho para o ingresso de jovens do país.

Para participar os interessados devem atentar-se aos requisitos das vagas. Os mesmos podem entrar em contato com as empresas de suas cidades ou inscrever-se nos cursos para Jovem Aprendiz nas instituições seguintes: Senai, Senac e CIEE.

As instituições do programa possuem relação com as empresas participante e podem garantir uma vaga de trabalho e aprender uma profissão.

Vale ressaltar que o programa é gratuito e destinado principalmente a famílias de baixa renda, com o intuito de manter os jovens estudando e ao mesmo tempo oportunizar que aprendam uma nova profissão.

Requisitos do Jovem Aprendiz

Nem todos os perfis se encaixam com o estipulado para o programa, sabendo disso separamos as principais características para a participação do Jovem Aprendiz.

-Ter entre 14 anos de idade e 24 anos;
-Ser de família de baixa renda;
-O adolescente deve estar matriculado no ensino médio ou ter concluído o mesmo;
-Um requisito fundamental é que o jovem tenha cursado o ensino médio em escolas públicas.

Esses são alguns aspectos, mas cada empresa pode possuir uma exigência peculiar considerando a lei da aprendizagem como base para o programa.

 

Como se preparar para uma entrevista de Jovem Aprendiz

Ser um jovem aprendiz é a oportunidade de ter o primeiro contato com o mercado de trabalho, por isso é preciso estar preparado para a hora da entrevista, veja como a seguir.

1°- O primeiro passo é a higiene e a aparência, como esse é seu primeiro contato com a empresa é fundamental que você passe uma boa impressão. Vista roupas limpas e não exagere na maquiagem, não esqueça de estar com as unhas apresentáveis, barba feita e cabelo limpo. A higiene diz muito sobre a apresentação do funcionário.
2°- Pesquise tudo o que poder a respeito da empresa, desde sua fundação até os produtos que comercializa.
3°- Não se atrase, chegue no horário e se possível um pouco antes para causar boa impressão.
4°- Tente se manter calmo e peça a um amigo para realizar uma simulação antes da entrevista, lhe ajudando a encontrar possíveis falhas no seu discurso.
5°- Não fale além do que for perguntado, seja simpático (a) e mostre que tem interesse na vaga pretendida.

 

Como conquistar sua vaga no programa Jovem Aprendiz

-Currículo: estruture o seu currículo evidenciando a suas últimas experiencias, sua formação e verifique se não há erros de ortografia.
-Contato: Quando a empresa entrar em contato com você demostre interesse pela vaga;
-Prova: além da entrevista de emprego algumas empresas solicitam que os candidatos façam uma prova para mostrar os seus conhecimentos, por isso prepare-se;
-Redação: cuide a ortografia e faça uma redação simples e sincera;
-Dinâmica em grupo: é o momento de mostrar que trabalha bem em equipe;
-Entrevista: pesquise sobre a empresa e pense no que falar a seu respeito.

 

Quais as perguntas da entrevista do Jovem Aprendiz?

Com base nas entrevistas de emprego do Jovem Aprendiz é possível criar um esquema que evidencia as principais perguntas da entrevista para que o jovem possa estuda-las com antecedência e criar possíveis respostas para essas questões.

*Confira as perguntas mais frequentes feitas pelos entrevistadores.

-Você pode nos contar um pouco sobre você?
-Porque você tem interesse em trabalhar na nossa empresa?
-Qual as suas aspirações salariais enquanto Jovem Aprendiz?
-Você gosta de trabalhar em equipe?
-O que faz no seu tempo livre?
-Você namora?
-Pretende ter filhos?
-O que pretende fazer daqui a alguns anos?
-Qual faculdade deseja realizar?

Esses são exemplos de perguntas que podem ser feitas durante o processo seletivo do jovem aprendiz. Lembre-se de ser sincero e mantenha a calma durante a entrevista.

Como se vestir na entrevista de emprego do Jovem aprendiz

Como vimos no tópico anterior sobre como se preparar para a entrevista de emprego as vestes são essências para transparecer uma boa higiene e passar seriedade para os entrevistadores.

O adolescente não precisa se vestir socialmente, mas deve usar roupas adequadas, nada de bermuda, short, saia ou blusas decotadas. Usar uma calça jeans, blusa e um calçado confortável já é o suficiente.

Uma dica é usar algum acessório da cor da empresa que está promovendo a entrevista, estudos aponta que essa atitude transparece o interesse do candidato e torna possível imagina-lo ocupando a vaga.

 

Fases dos processos seletivos para o Jovem Aprendiz

Como as demais seleções de emprego o programa possui várias fases além da entrevista e para ser selecionado o candidato deve passar por todas as fases.

Confira a seguir as fases do processo seletivo e esteja preparado para todas elas.

1. Análise do currículo: as empresas selecionam os currículos com base nas informações dispostas nos mesmos.
2. Contato via telefone ou e-mail: a empresa entra em contato com os candidatos para agendar a data da entrevista.
3. Redação: muitas seleções do programa utilizam redações para ver como o jovem se sai na hora de dissertar a respeito dele mesmo e assuntos variados, avaliando também o domínio da língua portuguesa.
4. Dinâmica em grupo: é avaliada a sua relação com o grupo, como você se porta quando com outras pessoas, se destaca-se por ter liderança, se age com humildade, entre outros aspectos;
5. Entrevista: A hora da entrevista é para que a empresa conheça um pouco sobre você e também você conheça mais sobre ela.

Resumo

Esse artigo abordou aspectos fundamentais referentes a entrevista do Jovem Aprendiz. Foi possível ao leitor identificar algumas condições para se sair bem no processo seletivo e garantir uma vaga de Jovem Aprendiz.

Por fim, se possui os requisitos inscreva-se e participe!

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.