O ProUni é um dos principais programas estudantis do nosso país e possibilita que jovens que não tenham como pagar a mensalidade da faculdade privada, consigam a vaga e paguem apenas metade ou não paguem nada. O processo seletivo do programa acontece duas vezes por ano, e a sua principal métrica para selecionar os estudantes é a prova do ENEM.
A primeira edição do ProUni 2023 já começou e muitas das etapas já foram concluídas. Entretanto, ainda restam algumas e por isso os estudantes devem ficar de olho e por dentro de tudo. A seguir, nós trouxemos o calendário completo das etapas que ainda faltam para os candidatos do ProUni 2023. Confira!
Entenda como funciona o ProUni
O Programa Universidade para Todos nasceu com esse intuito de tornar a universidade algo para todas as pessoas, mesmo para aquelas sem condições de arcar financeiramente com uma mensalidade. Para isso, o ProUni oferece bolsas de estudo parciais e integrais de acordo com a renda de cada candidato.
Os candidatos com uma renda mensal de até 1,5 salário mínimo, ganham a bolsa integral. Os candidatos com uma renda mensal de até 3 salários mínimos, ganham a bolsa parcial. Na hora da seleção, também é levado em conta outros fatores como a nota que o candidato obteve na última edição do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, assim como se durante o período escolar estudou em escola pública ou em escola da rede privada com bolsa integral.
O programa não é um financiamento e sim um programa de bolsa de estudos. Por isso, mesmo após terminar o curso, não será necessário pagar nada.
Calendário do ProUni 2023
Bolsas do ProUni
As bolsas do ProUni são parciais e integrais, voltadas para estudantes com diferentes rendas. Os estudantes com uma renda maior ganham a bolsa parcial, pois têm condições financeiras maiores para arcar com metade da mensalidade. Já os estudantes com uma renda menor, ficam com as bolsas integrais.
O esperado é que aqueles que recebem a bolsa parcial, tenham condições de arcar com a outra metade da mensalidade, mas nem sempre isso é verdade. Por isso, alguns estudantes acabam financiando o restante da mensalidade pelo FIES. Isso é totalmente possível e, dessa forma, o estudante só precisará pagar o valor restante do curso quando se formar e estiver trabalhando.
Segunda chamada ProUni
O resultado da segunda chamada do ProUni 2023 foi divulgado no dia 24 de julho pelo site do programa e todos os estudantes devem conferir para que possam confirmar suas informações com a universidade e garantir a vaga.
Esse resultado consiste nos candidatos pré-selecionados para confirmar suas inscrições e, se estiver tudo correto, poderão garantir a vaga. Se o candidato não for até a universidade ou perder o prazo por algum motivo, perde a chance e a vaga é destinada para uma nova chamada.
Por isso, sempre acompanhe todas as etapas do processo seletivo. Fique de olho no site e no resultado das chamadas e, caso realmente não consiga em nenhum momento, aguarde a próxima edição.
Requisitos do ProUni 2023
Antes de tudo, você tem que saber que o ProUni se encaixa somente para universidades privadas, ou seja, aquelas que cobram mensalidade. Por isso, para participar, você deve querer ingressar em uma dessas universidades. Já mencionamos alguns dos requisitos de renda acima, mas não custa nada relembrar.
Para ganhar uma bolsa integral, a sua renda mensal deve ser de até 1,5 salário mínimo. Se for maior do que isso e de até 3 salários mínimos, você fica com a bolsa parcial. Há outros requisitos, como tirar pelo menos 450 pontos na média das provas do ENEM e não ter zerado a redação. Também é importante que durante a sua vida escolar, tenha estudado em escolas públicas ou em escolas privadas com bolsa integral.
Tudo isso conta para a sua seleção, mas atender a esses requisitos não te garante a vaga. Vai depender muito da sua nota, da nota dos seus concorrentes para o mesmo curso e da quantidade de vagas que a universidade está disponibilizando.
ProUni 2023
A primeira edição do ProUni 2023 já está quase acabando, mas se você se inscreveu, ainda pode ser selecionado. Por isso, acompanhe o restante das etapas e se inscreva na lista de espera para ter mais chances. Se mesmo assim não der, aguarde a próxima edição que deverá acontecer entre julho e agosto.
São muitas oportunidades para você ingressar na universidade e pagar apenas aquilo que cabe no seu bolso. Confira os resultados dentro do prazo e, se for selecionado, não deixe de ir até a universidade para confirmar suas informações e fazer a sua matrícula o quanto antes.