60 mil vagas de Jovem Aprendiz são lançadas pelo Governo de São Paulo – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

60 mil vagas de Jovem Aprendiz são lançadas pelo Governo de São Paulo

    Na quarta-feira (26/04), o governo de São Paulo lançou o Jovem Aprendiz Paulista. O programa tem como objetivo oferecer 60 mil vagas de emprego para jovens com idade entre 14 e 18 anos em todo o estado.

    Anúncios

    Essas vagas serão disponibilizadas por micro e pequenas empresas das regiões em que os jovens residem. Mas os estudantes terão que trabalhar por até 24 meses, com jornadas que variam de 4 a 6 horas diárias, mantendo os estudos (aqueles que não estiverem estudando não poderão participar).

    Os jovens ainda terão um dia por semana exclusivo para capacitação online. E isso contribuirá para o desenvolvimento das habilidades e competências dos aprendizes. Muitas empresas hoje em dia prezam por candidatos com um bom currículo e fazer parte disso ajudará os jovens a conquistarem isso. 

    Anúncios

    Quanto ao salário, os jovens que se inscreverem e forem selecionados para o Jovem Aprendiz Paulista receberão até R$ 917,59 por mês.

    Foto: (reprodução/internet)

    Capacitação técnica dos jovens será oferecida pelo governo

    De acordo com o programa, será o governo de São Paulo que arcará com os custos da capacitação técnica dos jovens contratados pelas micro e pequenas empresas.

    Haverá um investimento de R$ 145,5 milhões por parte das secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Projetos Estratégicos, o qual será destinado à capacitação dos aprendizes contratados.

    Durante o lançamento do programa, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que o trabalho não diminui a pessoa, mas sim traz responsabilidade e esperança.

    Tarcísio ainda citou os seus pais, que trabalharam como empregado de comércio e empregada doméstica, como exemplos de que o trabalho pode ser uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional, mencionando que os dois lhe ensinaram importantes valores sobre o trabalho.

    Veja também:  Entrevista de Emprego: Como e o que responder?

    Redução de custos para os empresários

    Mas o programa não traz apenas benefícios para os jovens que buscam o primeiro emprego. Haverá vantagens também para as empresas que contratarem esses jovens.

    Os empresários que contratarem jovens aprendizes terão custos reduzidos, uma vez que eles não terão despesas com verbas rescisórias ao término dos contratos e o recolhimento de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) será de apenas 2%, enquanto trabalhadores têm direito a 8% de recolhimento.

    Segundo o secretário de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, as micro e pequenas empresas são ideais para o desenvolvimento dos jovens aprendizes.

    Afir ainda menciona que as mesmas representam 90% do universo geral. E investir agora nelas para abrir as portas para os jovens e ajudar na capacitação deles é muito importante.

    Foco no ensino técnico

    O governo de São Paulo tem como foco principal o ensino técnico, contudo não há um investimento a fim de que os estudantes consigam ingressar em universidades. Mas o programa Jovem Aprendiz Paulista vem para mudar isso.

    Esse programa é uma forma de garantir que os jovens tenham acesso ao mercado de trabalho e possam desenvolver habilidades e competências profissionais.

    O programa é uma iniciativa importante, ainda mais num momento em que a taxa de desemprego entre jovens é elevada. Além disso, dar essa oportunidade de capacitação técnica ajudaria no desenvolvimento da economia do estado de São Paulo e do Brasil como um todo.

    Veja também:  Jovem Aprendiz Pepsi - Vagas Abertas

    Como as micro e pequenas empresas podem se inscrever

    Se você é dono de uma micro ou pequena empresa e quer saber como se inscrever no Jovem Aprendiz Paulista, veja o passo a passo:

    1. Será necessário ter registro ME ou EPP, um endereço de e-mail válido e acessível, um número de telefone atualizado, além de separar documentos da empresa;
    2. Depois de organizar os documentos, acesse o link www.jovemaprendiz.sp.gov.br para se cadastrar na plataforma de empregadores;
    3. Com o cadastro preenchido, a equipe do Programa irá entrar em contato para explicar os próximos passos para criar uma vaga;
    4. Depois de selecionar o candidato ideal, a equipe de especialistas ajudará a finalizar a contratação por meio do sistema, garantindo que todos os detalhes estejam em ordem antes da assinatura do contrato.
    Foto: (reprodução/internet)

    Como se inscrever no Jovem Aprendiz Paulista?

    Se você possui entre 14 e 18 anos, então poderá se inscrever no programa seguindo o passo a passo a seguir.

    Devido a faixa etária ser de 14 a 18, será necessário que alguns tenham um adulto responsável para ajudar no processo. Tenha em mãos dados como: telefone e e-mail válido. Dos documentos que precisará serão: RG, CPF, endereço completo e dados da escola onde está matriculado.

    Passo a passo para se inscrever no Jovem Aprendiz Paulista

    Confira a seguir o passo a passo para a inscrição:

    1. Acesse esse site para fazer a inscrição: www.jovemaprendiz.sp.gov.br
    2. Passo 3 – É fundamental que você preencha todas as informações do seu perfil e crie uma senha segura para garantir a segurança dos seus dados e para acessar o site sempre que precisar. Durante o processo, você também precisará ler e concordar com alguns termos de segurança.
    3. Após preencher tudo e salvar as informações, acesse o link e faça login no sistema para visualizar as vagas disponíveis.
    4. Na aba “Vagas Disponíveis”, confira as oportunidades e se candidate de acordo com as informações inseridas no seu perfil. Leia com atenção os requisitos e as responsabilidades de cada vaga antes fazer sua candidatura.
    5. A partir daqui, a equipe do Jovem Aprendiz Paulista assumirá o processo. Eles entrarão em contato com você caso alguma empresa ali tenha interesse em entrevistá-lo. Portanto, além de estar sempre atento ao seu celular e e-mail, informe dados atualizados de contato.
    6. Se você for selecionado para a vaga, a equipe do programa o orientará sobre o processo de envio de documentos e assinatura do contrato.
    Veja também:  Jovem Aprendiz Sky – Informações e Vagas

    É importante que você tenha em mãos a sua carteira de trabalho, declaração de matrícula, RG e CPF. Também será preciso estar acompanhado de um responsável durante a assinatura do contrato.

    Não se atrase!

    São muitas vagas disponíveis, mas elas possuem um prazo para inscrição. E boa parte dessas vagas de emprego para aprendizes contam com prazos curtos, o que significa que você deve correr se quiser ter uma chance de conquistar seu primeiro emprego.

    Autor