4 sites úteis para Jovem Aprendiz – Jovem Aprendiz Cadastro
Pular para o conteúdo

4 sites úteis para Jovem Aprendiz

    O programa Jovem Aprendiz traz muitas oportunidades para os jovens brasileiros. E muitos sites voltados para eles que são bastante úteis.

    Anúncios

    Trouxemos aqui uma lista das plataformas mais recomendadas para ajudar a elaborar currículos, encontrar vagas e muito mais. Se você planeja se inscrever para uma vaga, esses sites podem ser essenciais.

    Anúncios

    O que é o programa Jovem Aprendiz?

    Muitos jovens querem ingressar no mercado de trabalho, mas as empresas são exigentes quanto a experiência que se deve ter para um cargo. Nisso, se torna quase que impossível para esses jovens concorrerem por uma vaga de emprego. E é para isso que existe o Jovem Aprendiz.

    Esse programa e amparado pela Lei 10.097/2000, que estabelece que empresas de médio e de grande porte devem ter entre 5% a 15% de funcionários na condição de aprendizes. E a duração do contrato de trabalho é de até 2 anos.

    O Jovem Aprendiz abre portas para jovens com idade entre 14 a 24 anos que estão buscando pelo primeiro emprego. No caso de pessoas com deficiência, então não há idade máxima para participar.

    Dentre as vantagens está que o jovem é contratado na modalidade CLT, tendo direito a carteira de trabalho assinada e férias remuneradas. Além disso, ele também recebe outros benefícios como contribuição para o FGTS de 2%, vale transporte, vale refeição, plano de saúde e odontológico, etc.

    O programa é ainda uma forma de contribuir para reduzir a evasão escolar, já que um dos requisitos é que o jovem tenha concluído os estudos ou que esteja cursando o ensino médio ou fundamental.

    Veja também:  O mercado de trabalho está mudando: conheça as carreiras do futuro!

    E para saber mais sobre essas vagas, se preparar, melhorar o currículo ou mesmo elaborar algo apresentável, existem algumas plataformas que ajudam com isso. A seguir listamos alguns dos sites que você precisa conhecer.

    1 – Sites para encontrar vagas como Jovem Aprendiz

    O jovem que busque por vagas de aprendiz pode contar com diversas plataformas para isso. Algumas delas são: LinkedIn, Vagas.com, Infojobs e também o portal do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).

    Nesses sites as empresas costumam anunciar vagas e descrever se a mesma é voltada para aprendizes, traineer ou estágio, por exemplo.

    E no caso do LinkedIn, há ainda como usar essa plataforma para criar um bom currículo e se destacar. Esse é um ótimo recurso para aumentar suas chances de ser selecionado para uma vaga de emprego pelo programa. Mas falaremos mais sobre criação de currículo a seguir.

    2 – Sites para elaborar currículo online

    Um bom currículo é importante para o candidato que quer se inscrever como aprendiz. E você não precisa saber sobre design ou mesmo ter que contratar alguém para fazer isso, pois existem ótimos sites onde se pode criar um currículo para Jovem Aprendiz.

    Dentre as plataformas indicadas para isso há o Faça seu Currículo, que é um site pertencente ao SENAI.

    Com a ajuda desse site você não apenas fará um currículo apresentável visualmente, como também receberá as devidas orientações sobre como preencher esse material. Ele orientará sobre o preenchimento dos dados de contato, informações pessoais, etc. Mas é necessário fazer um cadastro.

    Veja também:  Jovem Aprendiz 2023: como funciona e como conquistar sua vaga

    Outra plataforma também indicada para a realização de um bom currículo é a Meu Currículo Perfeito. Há muitos templates lá que você pode usar para criar seu currículo de Jovem Aprendiz.

    Não poderíamos também deixar de citar o Canva como ferramenta para criação de currículo. Ele possui muitos modelos gratuitos para você elaborar o seu de modo profissional. Esse site é bastante fácil de usar e há como fazer isso pelo computador ou celular.

    3 – Site Aprendiz Legal

    Outra plataforma que o jovem interessado em ser aprendiz deve utilizar é o Site Aprendiz Legal. Ali há muitas informações sobre vagas, como fazer sua inscrição, como funciona o programa e muito mais.

    Um recurso legal desse site é que é possível usar o mapa para localizar empresas próxima que oferecem vagas para Jovem Aprendiz.

    Mas o que tem atraído muitas pessoas para esse site também é o oferecimento de cursos gratuitos. Os cursos apresentados ali são em áreas como marketing, serviços bancários e muito mais. Esse site é uma realização da Fundação Roberto Marinho.

    4 – Plataformas de cursos online

    A melhor forma do candidato conseguir se destacar é tendo um currículo bem elaborado e nisso está também os cursos que ele fez. Os cursos podem te ajudar a adquirir habilidades essenciais, mas também a enriquecer seu currículo.

    Há muitos cursos oferecidos na modalidade EAD e que são 100% gratuitos.

    E boa parte desses cursos oferecem certificado, o que é ainda melhor. Alguns dos sites indicados são: Senai, Escola Virtual, Educa Mais Brasil, Fundação Getúlio Vargas, entre outras. E nesses sites é possível realizar cursos de marketing, finanças, gestão, administração, na área de tecnologia e muito mais.

    Veja também:  Projeto de lei trará mais benefícios para o jovem aprendiz

    Mas além desses, há sites que são de responsabilidade do governo, oferecendo boas opções de cursos online. Essa é uma grande oportunidade para melhorar seu currículo e aumentar suas chances de conseguir uma vaga como Jovem Aprendiz.

    E falando nisso, um aprendiz que tenha feito cursos de idiomas se destacada ainda mais. Nesse caso existem sites como o Duolingo, que podem te ajudar com isso. Há outros como esse, com cursos gratuitos de inglês, espanhol, etc. Aproveite cada curso gratuito para implementar seu currículo de Jovem Aprendiz.

    Outros sites úteis

    Há ainda sites em que o jovem pode fazer testes vocacionais, caso esteja em dúvida sobre qual carreira seguir.

    Mesmo que você esteja buscando uma vaga como aprendiz para complementar a renda em casa, é importante focar em vagas que tenham a ver com seus interesses. E com a ajuda de um teste vocacional você consegue saber qual caminho seria o melhor para seguir. E para isso há muitos sites gratuitos, tais como o Guia de Carreira, por exemplo.

    Citamos esses sites para te ajudar na sua jornada como Jovem Aprendiz, mas muitos deles contam ainda com versão em aplicativo. E esses são também grátis.

    Vale a pena conhecer e se cadastrar nesses sites, pois isso servirá para aumentar suas chances de conseguir uma vaga de emprego.

    Autor