Quem pode se inscrever para o SISU? Tire suas dúvidas!

O SISU é a sua porta de entrada para a universidade pública e todos os anos oferece diversas vagas para os mais variados cursos nas modalidades presencial e a distância. O processo seletivo de Sistema de Seleção Unificada acontece duas vezes por ano e para participar é necessário realizar a prova do ENEM do último ano.

Publicidade

Apesar de ser um programa muito conhecido e que já é realizado em nosso país há diversos anos, algumas dúvidas podem surgir todos os anos por novos estudantes que estão tendo a primeira oportunidade de ingressar na faculdade. A seguir, nós reunimos informações para sanar todas as dúvidas sobre o SISU.

Publicidade

O que é o SISU?

O SISU nada mais é do um processo seletivo que oferece vagas para as faculdades públicas do nosso país. Ele acontece duas vezes por ano e carrega uma grande parceria com as instituições, que disponibilizam suas vagas para diversos turnos, cursos e modalidades.

Atualmente, é a principal forma de entrada para a faculdade pública, atuando como substituto do vestibular. As faculdades privadas não oferecem vagas pelo SISU, mas muitas aceitam a nota do ENEM. Portanto, qualquer um que deseje entrar na faculdade pública nos dias de hoje, precisa fazer o ENEM e se inscrever no SISU, ele é o novo vestibular.

Como o SISU funciona?

Esse processo seletivo funciona avaliando as notas dos candidatos obtidas através do ENEM. Dependendo do desempenho dos candidatos, a nota de corte para cada curso pode variar para mais ou menos. Por isso é comum vermos alguns jovens dizendo que a nota de corte para Medicina, por exemplo, é muito alta. Isso significa que para conseguirem se classificar, precisam tirar uma nota próxima ou ainda maior.

As inscrições abrem no início e meio do ano e o candidato deve informar o seu número de inscrição no ENEM. É possível se inscrever em até dois cursos e ir acompanhando durante os 4/5 dias a sua classificação e alterar os cursos caso deseje. Existem duas chamadas e além delas, a lista de espera, por isso os candidatos têm muitas chances de serem selecionados.

Além de acompanhar tudo pelo site, também é possível acompanhar as chamadas pelo site da instituição. Lembrando que para se inscrever na lista de espera, só é possível escolher um dos cursos. O candidato que não conseguir ser selecionado na primeira edição do programa no início do ano, pode se inscrever novamente no segundo semestre.

Quem pode participar do SISU?

Para participar do SISU, é preciso atender a algumas exigências que são impostas pelo processo seletivo. É preciso ter participado da última edição do ENEM e ter obtido pelo menos 450 pontos nas provas, além de não poder ter zerado a redação.

Ainda é preciso que o indivíduo não esteja matriculado em nenhuma outra universidade pública no momento.

Cotas no SISU

Na hora de se inscrever no SISU, você pode se candidatar de acordo com as modalidades e a sua realidade. O sistema conta com cotas, por isso além de poder concorrer na ampla concorrência, você pode concorrer nas cotas para negros ou para estudantes de rede pública com renda mensal de até 1,5 salário por pessoa.

De acordo com a lei, as universidades devem reservar cerca de 50% de suas vagas para alunos cotistas. É possível se inscrever para concorrer na ampla concorrência ou nas modalidades L1, L2, L3 ou L4.

Como se inscrever no SISU?

A inscrição para o SISU acontece pela internet, diretamente no site do processo seletivo. Apesar do site ficar disponível o ano todo, a parte para se inscrever só fica disponível no início e meio de ano.

O estudante deve informar o seu número de inscrição do ENEM e a senha. Logo em seguida, deve confirmar os seus dados pessoais ou alterar o que for necessário. Depois pode começar a procurar pelos cursos de seu interesse pelo nome, instituição ou estado.

Confira todos os detalhes sobre o curso escolhido como a modalidade – presencial ou a distância -, turno, instituição e tudo o mais. Confirme a sua inscrição e, se desejar, se inscreva em uma segunda opção. Ao acessar o site do SISU a partir de agora, você pode conferir para quais cursos se inscreveu, verificar a classificação (qual vaga está ocupando), a quantidade total de vagas que a instituição está oferecendo e ainda conta com a opção de alterar o curso.

Não fui selecionado na primeira chamada, o que fazer?

O processo seletivo do SISU geralmente possui duas chamadas, mas isso pode variar conforme a instituição, por isso confira no seu site. Caso você não seja selecionado, aguarde a realização da segunda chamada, mas saiba que nesse caso você só pode ser chamado para a sua primeira opção de curso.

Se mesmo assim você não for chamado, poderá se inscrever na lista de espera, mas também somente para sua primeira opção de curso. A partir disso, os editais são lançados pela própria instituição em seu site e para garantir a vaga é necessário comparecer no dia marcado para conseguir se matricular.

Essas nada mais são do que as vagas remanescentes, ou seja, que sobram quando os candidatos selecionados nas chamadas não se matricularem ou não atenderem a todos os requisitos. Por isso, eles divulgam o dia e o horário para que candidatos inscritos na lista de espera disputem a vaga, indo até o local e garantindo a matrícula.

SISU 2021

Não há muitas informações até o momento sobre a nova edição do SISU, pois ele depende exclusivamente do ENEM que, mesmo em meio à pandemia, ainda irá acontecer. Há grandes chances de o processo seletivo não ser adiado, afinal todas as inscrições acontecem pela internet, com exceção das matrículas. No entanto, cabe às instituições criarem um método que permita aos estudantes realizarem suas matrículas de forma remota.

Por isso, caso você queira garantir a sua vaga na universidade para os próximos anos, acompanhe todas as novidades sobre o SISU 2021 que deverão começar a ser anunciadas no início do ano.

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.