O Exame Nacional do Ensino Médio, ou simplesmente ENEM é o exame que serve de base nacional para a entrada em qualquer universidade pública do Brasil e em alguns cursos até de Portugal. E também é exigido para a participação em programas do governo como, por exemplo, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa Universidade para todos)
Anúncios
Foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 1998, e tinha como objetivo inicial avaliar como se sairiam os alunos logo após a conclusão do Ensino Médio, para assim averiguar em quais áreas os estudantes tinham problemas e dificuldades, e também serviria de base para o governo saber quais áreas e matérias necessitariam de melhorias.
Como a prova era anual, assim a cada ano o governo tinha a possibilidade de verificar onde fazer essas melhorias. Foi criado também um órgão responsável pela realização do exame que e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais)
Anúncios
Pra que serve o Enem hoje em dia?
De maneira mais detalhada o Enem atualmente é usado pelo Governo Federal para a medição da média e absorção de conteúdos de alunos de maneira individual e também da qualidade e do nível de do Ensino Médio, além de auxiliar nos dados na criação de eventuais programas para melhorias no ensino, é um mecanismo fundamental no subsídio da implementação de políticas públicas para o Brasil e também em políticas estudantis é exigido como fundamental.
Quando é realizado o Enem?
Tradicionalmente a prova é realizada em dois domingos, sendo que por vezes já foi realizada em um único final de semana onde a realização da primeira prova aconteceu em um sábado e a segunda fase ocorreu no domingo, assim agilizando a realização do exame e a divulgação da nota por consequência.
Geralmente as provas são realizadas mais próximas do final do ano entre os meses de novembro e dezembro, porém devido a pandemia gerada pelo vírus da Covid-19 as provas possuem uma data para o mês de janeiro de 2021, que provavelmente ainda será transferida para mais adiante ou será realiza em mais dias para respeitar o distanciamento social.
Como é a prova?
A avaliação da prova do Enem consiste em 5 campos divididos em áreas de conteúdo, sendo elas a Redação, Ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias além da mais temida de todas, a matemática.
A redação que deve conter entre 25 e 30 linhas e deve ser do tipo dissertativa argumentativa sobre a frase-tema apresentada para a edição. O tema da redação não é divulgado até o momento de abertura das provas nas salas onde serão realizadas. Eventualmente ocorrem suspeitas e denúncias de vazamentos dos temas, mas dependendo do alcance desses vazamentos, eles são considerados como não comprometedores.
Ela é avaliada desde notas que vão de 0 a 1000, sendo que no ano de 2019 a nota média dos candidatos na redação foi de 592,9 e dos mais de 3 milhões e 700 mil candidatos que realizaram o exame, apenas 53 obtiveram a nota 1000. A avaliação é estipulada em critérios como a existência da introdução, desenvolvimento e conclusão.
O campo das ciências humanas e suas tecnologias é composto por 45 questões que no ensino médio eram divididos em disciplinas como as de geografia, história, sociologia e filosofia.
As ciências da natureza e suas tecnologias são formadas também por 45 questões referentes as disciplinas de física, química e biologia. As matérias desse campo tendem a ser, juntamente com a matemática, o aglomerado de matérias com o maior número de erros, e respectivamente a menor nota do exame.
Linguagens, códigos e suas tecnologias é composto por conteúdos de língua portuguesa, a opção de língua estrangeira selecionada que pode ser inglês ou espanhol, literatura, artes e tecnologias da área da informação. Considerada a área com a maior facilidade do Enem e onde também os candidatos obtém a nota mais alta.
A matemática é considerada pela grande maioria de longe a matéria com o maior grau de dificuldade, pela complexidade dos exercícios e ainda pelo grande número de conteúdos possíveis de caírem na prova.
Novidades do Enem edição 2020
A próxima edição do Enem é avidamente esperada por todos os candidatos, alguns negativamente e por outros positivamente. O anuncio do Enem digital gerou grande polêmica logo quando veio a público e foi divulgado na grande mídia. Um dos fatores que gerou inquietude é o fato de ninguém saber exatamente como irá funcionar o Enem digital.
Pela primeira vez na história o Enem terá esse tipo de aplicação, e além dessa novidade veio o anuncio da pretensão de que até o ano de 2026 (se tudo ocorrer bem) esse será o único meio de realização da prova, com o objetivo de reduzir os gastos com as impressões de papel.
Uma das facilidades dessa nova maneira de aplicação das provas é a versatilidade do modelo digital em casos como algum problema com a prova, e ainda a redução do tempo de correção, pois o resultado e o envio das respostas são imediatos, logo após a conclusão do exame. Além de que em caso de qualquer suspeita de vazamento, a prova pode ser substituída na hora.
As provas pelo meio digital serão disponibilizadas para alunos que optaram por participar do teste, mais de 100 mil participantes decidiram realizar a prova pelo meio virtual, que será realizado em dias diferentes do Enem tradicional.
Materiais para a realização do exame
Como de costume para realizar o Exame da maneira tradicional, que é a prova escrita, é necessário que o candidato leve consigo para o local da prova um documento original com foto, que pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte ou ainda a carteira de trabalho.
E para que consiga marcar no exame é solicitada também uma caneta esferográfica transparente, de cor azul ou preta. É indicado aos candidatos que levem não só uma mas duas canetas para o local de prova, pois pode acontecer de a caneta falhar, e se o candidato ão tiver uma reserva, pode ficar sem realizar o exame.