Enem 2020: O que preciso saber antes das provas? Tire suas dúvidas

O Exame Nacional do Ensino Médio, ou simplesmente ENEM é o exame que serve de base nacional para a entrada em qualquer universidade pública do Brasil e em alguns cursos até de Portugal. E também é exigido para a participação em programas do governo como, por exemplo, o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa Universidade para todos)

Foi criado pelo Ministério da Educação no ano de 1998, e tinha como objetivo inicial avaliar como se sairiam os alunos logo após a conclusão do Ensino Médio, para assim averiguar em quais áreas os estudantes tinham problemas e dificuldades, e também serviria de base para o governo saber quais áreas e matérias necessitariam de melhorias.

Como a prova era anual, assim a cada ano o governo tinha a possibilidade de verificar onde fazer essas melhorias. Foi criado também um órgão responsável pela realização do exame que e o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais)

Pra que serve o Enem hoje em dia?

De maneira mais detalhada o Enem atualmente é usado pelo Governo Federal para a medição da média e absorção de conteúdos de alunos de maneira individual e também da qualidade e do nível de do Ensino Médio, além de auxiliar nos dados na criação de eventuais programas para melhorias no ensino, é um mecanismo fundamental no subsídio da implementação de políticas públicas para o Brasil e também em políticas estudantis é exigido como fundamental.

Quando é realizado o Enem?

Tradicionalmente a prova é realizada em dois domingos, sendo que por vezes já foi realizada em um único final de semana onde a realização da primeira prova aconteceu em um sábado e a segunda fase ocorreu no domingo, assim agilizando a realização do exame e a divulgação da nota por consequência.

Geralmente as provas são realizadas mais próximas do final do ano entre os meses de novembro e dezembro, porém devido a pandemia gerada pelo vírus da Covid-19 as provas possuem uma data para o mês de janeiro de 2021, que provavelmente ainda será transferida para mais adiante ou será realiza em mais dias para respeitar o distanciamento social.

Como é a prova?

A avaliação da prova do Enem consiste em 5 campos divididos em áreas de conteúdo, sendo elas a Redação, Ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens e códigos e suas tecnologias além da mais temida de todas, a matemática.

A redação que deve conter entre 25 e 30 linhas e deve ser do tipo dissertativa argumentativa sobre a frase-tema apresentada para a edição. O tema da redação não é divulgado até o momento de abertura das provas nas salas onde serão realizadas. Eventualmente ocorrem suspeitas e denúncias de vazamentos dos temas, mas dependendo do alcance desses vazamentos, eles são considerados como não comprometedores.

Ela é avaliada desde notas que vão de 0 a 1000, sendo que no ano de 2019 a nota média dos candidatos na redação foi de 592,9 e dos mais de 3 milhões e 700 mil candidatos que realizaram o exame, apenas 53 obtiveram a nota 1000. A avaliação é estipulada em critérios como a existência da introdução, desenvolvimento e conclusão.

O campo das ciências humanas e suas tecnologias é composto por 45 questões que no ensino médio eram divididos em disciplinas como as de geografia, história, sociologia e filosofia.

As ciências da natureza e suas tecnologias são formadas também por 45 questões referentes as disciplinas de física, química e biologia. As matérias desse campo tendem a ser, juntamente com a matemática, o aglomerado de matérias com o maior número de erros, e respectivamente a menor nota do exame.

Linguagens, códigos e suas tecnologias é composto por conteúdos de língua portuguesa, a opção de língua estrangeira selecionada que pode ser inglês ou espanhol, literatura, artes e tecnologias da área da informação. Considerada a área com a maior facilidade do Enem e onde também os candidatos obtém a nota mais alta.

A matemática é considerada pela grande maioria de longe a matéria com o maior grau de dificuldade, pela complexidade dos exercícios e ainda pelo grande número de conteúdos possíveis de caírem na prova.

Novidades do Enem edição 2020

A próxima edição do Enem é avidamente esperada por todos os candidatos, alguns negativamente e por outros positivamente. O anuncio do Enem digital gerou grande polêmica logo quando veio a público e foi divulgado na grande mídia. Um dos fatores que gerou inquietude é o fato de ninguém saber exatamente como irá funcionar o Enem digital.

Pela primeira vez na história o Enem terá esse tipo de aplicação, e além dessa novidade veio o anuncio da pretensão de que até o ano de 2026 (se tudo ocorrer bem) esse será o único meio de realização da prova, com o objetivo de reduzir os gastos com as impressões de papel.

Uma das facilidades dessa nova maneira de aplicação das provas é a versatilidade do modelo digital em casos como algum problema com a prova, e ainda a redução do tempo de correção, pois o resultado e o envio das respostas são imediatos, logo após a conclusão do exame. Além de que em caso de qualquer suspeita de vazamento, a prova pode ser substituída na hora.

As provas pelo meio digital serão disponibilizadas para alunos que optaram por participar do teste, mais de 100 mil participantes decidiram realizar a prova pelo meio virtual, que será realizado em dias diferentes do Enem tradicional.

Materiais para a realização do exame

Como de costume para realizar o Exame da maneira tradicional, que é a prova escrita, é necessário que o candidato leve consigo para o local da prova um documento original com foto, que pode ser a carteira de identidade, carteira de motorista, passaporte ou ainda a carteira de trabalho.

E para que consiga marcar no exame é solicitada também uma caneta esferográfica transparente, de cor azul ou preta. É indicado aos candidatos que levem não só uma mas duas canetas para o local de prova, pois pode acontecer de a caneta falhar, e se o candidato ão tiver uma reserva, pode ficar sem realizar o exame.

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.