É fundamental em qualquer nação que o nível de escolaridade da população esteja alto, tornando-a assim uma nação considerada mais próxima de desenvolvida. Para chegar a um bom nível percentual de alfabetização da população são necessárias ao governo que sejam tomadas algumas medidas como o incentivar a entrada nas pré-escolas, escolas e universidades além de subsidiar os custos e proporcionar um ensino de qualidade.
Anúncios
Para isso os governos devem investir em melhorias na rede de ensino desde os níveis iniciais até o ensino superior. Para que todos os países pudessem se desenvolver, foi necessário e fundamental um grau de escolaridade alto na população, o que acarreta em muitos benefícios como a melhoria na qualidade de vida, por exemplo.
De maneira geral o Governo Federal presta um suporte impar e variado aos estudantes brasileiros. Algo que dificilmente vemos em outros países com seus próprios alunos. O Governo brasileiro subsidia diversos programas estudantis com a finalidade de facilitar a entrada em universidades, custeio, financiamento e a provisão de bolsas e ainda a facilitação da entrada de muitos alunos em universidades públicas e privadas por meio da nota do Enem (exame nacional do ensino médio).
Anúncios
O que é o Prouni?
O Programa universidade para todos é um programa criado e administrado pelo Ministério da educação desde o ano de 2004, e é mais um dos recursos do governo para facilitar a entrada de estudante de baixa renda no ensino superior.
Sua finalidade é de ceder bolsas para estudantes de baixa renda em universidades particulares, dessa maneira estudantes pobres podem ingressar em universidades particulares, e em muitos casos com bolsas integrais, que são aquelas em que o aluno é completamente isento da obrigatoriedade da mensalidade na universidade.
Quais os benefícios do Prouni?
Entre os benefícios o mais destacado deles é o fato de que em alguns casos o aluno paga uma porcentagem do curso que varia desde 50% da mensalidade até 0%, como é o caso das bolsas integrais. Praticamente todas as grandes universidades privadas brasileiras cedem bolsas para o Prouni.
Como funciona com o valor das bolsas do Prouni
O valor da mensalidade e o respectivo valor de desconto empregado pela bolsa varia principalmente da renda do aluno e de sua família e é mantido durante toda graduação do aluno na universidade, ou até 5 anos que é o tempo de duração máxima do curso.
Como já dito anteriormente, após a aprovação no programa o aluno pode conseguir bolsas de desconto de 50% (conhecidas como parciais) até as bolsas de 100% (as chamadas de bolsas integrais).
Quem pode se inscrever no Prouni
Para poder ter acesso ao Prouni é necessário se enquadrar e cumprir uma lista de pré-requisitos como ter realizado o Enem, e não pode ter obtido uma nota total menor que 450 pontos, além de não poder zerar a redação. A seguir existem mais alguns itens que devem ser enquadrados pelo aluno como:
A soma da renda da família se somada e dividida por todos os membros da casa, não pode ser superior a R$ 3.136,00 o equivalente a três salários mínimos por pessoa.
O aluno deve ter cursado tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio completamente e escolas públicas ou pode ainda ter estudado e escola particular, ou privada, caso tenha conseguido cursar o ensino com bolsa integral.
Como fazer a inscrição no Prouni
A primeira etapa da inscrição é realizada de maneira online no site oficial do Prouni, onde será preenchido um formulário com as informações iniciais do candidato, obviamente dentro do prazo indicado e informado pelo MEC (Ministério da Educação).
Para conseguir preencher esse formulário você terá de usar o seu número de inscrição, login e senha registrados e que foram criados para a inscrição no Enem. Depois desse passo você poderá escolher entre as várias opções de ensino disponíveis, as duas opções de instituição que mais lhe agradarem e chamarem a atenção. Deverá verificar se o curso desejado está disponível na instituição no turno em que você deseja realizar, pois a troca de turno pelo Prouni é bastante burocrático, uma vez que precisa de autorização para ser realizada.
Depois de realizados esses passos indicados você já realizou a sua inscrição, basta aguardar o resultado definitivo. Após ser aprovado, você receberá um e-mail informando em qual data e em qual local ocorrerá a inscrição de maneira presencial, que normalmente é junta no mesmo dia da apresentação dos documentos requeridos. Depois de apresentar os documentos você será notificado se foi aprovado ou não, e em caso positivo de quanto é a bolsa.
Devido à grande quantidade de inscritos, muitas universidades acabam por criar uma lista de espera e de remanejamento dos alunos que não conseguiram a aprovação no primeiro instante para que haja a possibilidade de serem encaminhados para outras universidades, ou ainda em caso de reprovação na análise de documentos de alguns dos aprovados.
Cotas do Prouni
Um direito assegurado no Prouni é a existência de Cotas para pessoas negras, índios e também para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência que pode ser física ou cognitiva. Para garantir a manutenção do seu direito é necessário que a pessoa que se enquadre em qualquer uma dessas categorias informe o fato no momento da realização da matrícula, onde o candidato será avaliado futuramente.
Critérios do Prouni
Os empates por notas nas realizações de concursos são muito comuns, visando isso o Prouni possui critérios de desempate baseados nos seguintes conceitos:
O primeiro critério de desempate é fundamentado na nota obtida na redação, ou seja, o candidato que possuir a maior nota estará a frente do outro.
Depois vem respectivamente os critérios de desempate por nota na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ainda a disciplina de ciências humanas e suas tecnologias.
A entrada do Prouni
Após o estudante levar até a universidade os documentos necessários para a matrícula, o candidato deverá ainda preencher a ficha de inscrição do programa e assinar o termo de concessão, para só a partir daí estar integrado no Prouni.
O candidato deve ficar atento pois pode ainda ser desclassificado por mau desempenho se obtiver uma nota média abaixo da nota média da universidade ou tiver um índice de presença inferior a 75%
Mudanças para 2021
Até o momento não foram anunciadas mudanças no Prouni nem pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação ou por qualquer outro órgão responsável ligado ao programa.