Prouni: Quem pode se inscrever? Quais os benefícios? E novas regras para 2021

É fundamental em qualquer nação que o nível de escolaridade da população esteja alto, tornando-a assim uma nação considerada mais próxima de desenvolvida. Para chegar a um bom nível percentual de alfabetização da população são necessárias ao governo que sejam tomadas algumas medidas como o incentivar a entrada nas pré-escolas, escolas e universidades além de subsidiar os custos e proporcionar um ensino de qualidade.

Publicidade

Para isso os governos devem investir em melhorias na rede de ensino desde os níveis iniciais até o ensino superior. Para que todos os países pudessem se desenvolver, foi necessário e fundamental um grau de escolaridade alto na população, o que acarreta em muitos benefícios como a melhoria na qualidade de vida, por exemplo.

De maneira geral o Governo Federal presta um suporte impar e variado aos estudantes brasileiros. Algo que dificilmente vemos em outros países com seus próprios alunos. O Governo brasileiro subsidia diversos programas estudantis com a finalidade de facilitar a entrada em universidades, custeio, financiamento e a provisão de bolsas e ainda a facilitação da entrada de muitos alunos em universidades públicas e privadas por meio da nota do Enem (exame nacional do ensino médio).

Publicidade

O que é o Prouni?

O Programa universidade para todos é um programa criado e administrado pelo Ministério da educação desde o ano de 2004, e é mais um dos recursos do governo para facilitar a entrada de estudante de baixa renda no ensino superior.

Sua finalidade é de ceder bolsas para estudantes de baixa renda em universidades particulares, dessa maneira estudantes pobres podem ingressar em universidades particulares, e em muitos casos com bolsas integrais, que são aquelas em que o aluno é completamente isento da obrigatoriedade da mensalidade na universidade.

Quais os benefícios do Prouni?

Entre os benefícios o mais destacado deles é o fato de que em alguns casos o aluno paga uma porcentagem do curso que varia desde 50% da mensalidade até 0%, como é o caso das bolsas integrais. Praticamente todas as grandes universidades privadas brasileiras cedem bolsas para o Prouni.

Como funciona com o valor das bolsas do Prouni

O valor da mensalidade e o respectivo valor de desconto empregado pela bolsa varia principalmente da renda do aluno e de sua família e é mantido durante toda graduação do aluno na universidade, ou até 5 anos que é o tempo de duração máxima do curso.

Como já dito anteriormente, após a aprovação no programa o aluno pode conseguir bolsas de desconto de 50% (conhecidas como parciais) até as bolsas de 100% (as chamadas de bolsas integrais).

Quem pode se inscrever no Prouni

Para poder ter acesso ao Prouni é necessário se enquadrar e cumprir uma lista de pré-requisitos como ter realizado o Enem, e não pode ter obtido uma nota total menor que 450 pontos, além de não poder zerar a redação. A seguir existem mais alguns itens que devem ser enquadrados pelo aluno como:

A soma da renda da família se somada e dividida por todos os membros da casa, não pode ser superior a R$ 3.136,00 o equivalente a três salários mínimos por pessoa.

O aluno deve ter cursado tanto o ensino fundamental quanto o ensino médio completamente e escolas públicas ou pode ainda ter estudado e escola particular, ou privada, caso tenha conseguido cursar o ensino com bolsa integral.

Como fazer a inscrição no Prouni

A primeira etapa da inscrição é realizada de maneira online no site oficial do Prouni, onde será preenchido um formulário com as informações iniciais do candidato, obviamente dentro do prazo indicado e informado pelo MEC (Ministério da Educação).

Para conseguir preencher esse formulário você terá de usar o seu número de inscrição, login e senha registrados e que foram criados para a inscrição no Enem. Depois desse passo você poderá escolher entre as várias opções de ensino disponíveis, as duas opções de instituição que mais lhe agradarem e chamarem a atenção. Deverá verificar se o curso desejado está disponível na instituição no turno em que você deseja realizar, pois a troca de turno pelo Prouni é bastante burocrático, uma vez que precisa de autorização para ser realizada.

Depois de realizados esses passos indicados você já realizou a sua inscrição, basta aguardar o resultado definitivo. Após ser aprovado, você receberá um e-mail informando em qual data e em qual local ocorrerá a inscrição de maneira presencial, que normalmente é junta no mesmo dia da apresentação dos documentos requeridos. Depois de apresentar os documentos você será notificado se foi aprovado ou não, e em caso positivo de quanto é a bolsa.

Devido à grande quantidade de inscritos, muitas universidades acabam por criar uma lista de espera e de remanejamento dos alunos que não conseguiram a aprovação no primeiro instante para que haja a possibilidade de serem encaminhados para outras universidades, ou ainda em caso de reprovação na análise de documentos de alguns dos aprovados.

Cotas do Prouni

Um direito assegurado no Prouni é a existência de Cotas para pessoas negras, índios e também para pessoas portadoras de algum tipo de deficiência que pode ser física ou cognitiva. Para garantir a manutenção do seu direito é necessário que a pessoa que se enquadre em qualquer uma dessas categorias informe o fato no momento da realização da matrícula, onde o candidato será avaliado futuramente.

Critérios do Prouni

Os empates por notas nas realizações de concursos são muito comuns, visando isso o Prouni possui critérios de desempate baseados nos seguintes conceitos:

O primeiro critério de desempate é fundamentado na nota obtida na redação, ou seja, o candidato que possuir a maior nota estará a frente do outro.

Depois vem respectivamente os critérios de desempate por nota na prova de Linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ainda a disciplina de ciências humanas e suas tecnologias.

A entrada do Prouni

Após o estudante levar até a universidade os documentos necessários para a matrícula, o candidato deverá ainda preencher a ficha de inscrição do programa e assinar o termo de concessão, para só a partir daí estar integrado no Prouni.

O candidato deve ficar atento pois pode ainda ser desclassificado por mau desempenho se obtiver uma nota média abaixo da nota média da universidade ou tiver um índice de presença inferior a 75%

Mudanças para 2021

Até o momento não foram anunciadas mudanças no Prouni nem pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação ou por qualquer outro órgão responsável ligado ao programa.

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.