Novo Fies: Tudo o que precisa saber sobre o programa universitário

O Fies é um programa do governo federal cuja sigla significa Fundo Financiamento Estudantil e tem por objetivo permitir que estudantes oriundos de famílias com um pequeno poder aquisitivo, que são as famílias de baixa renda possam ingressar em universidades particulares por meio de uma espécie de financiamento custeada pelo Governo Federal, com uma taxa de juros bem inferior a que existe no mercado normalmente.

O pagamento completo do valor “emprestado” pelo governo deve ser realizado em até 14 anos após a conclusão do curso. O valor das parcelas depende da renda do estudante e da família. Depende também da universidade escolhida e do valor da mensalidade da universidade.

Como vai funcionar o fies?

Este ano o programa disponibilizará mais de 100 mil vagas em diversas áreas e como de costume dará preferência a cursos nas áreas da saúde, licenciaturas, pedagogia, engenharia além de alguns outros.

O Governo Federal está reformulando alguns programas estudantis, como o ENEM, SISU e o Fies. De acordo com o próprio governo, essas reformulações não irão prejudicar alunos que buscam por uma vaga nas universidades e nem os que já conseguiram realizar essa conquista, irá apenas remodelar os programas com o intuito de proporcionar aos estudantes uma melhor e mais fácil experiência na entrada para a universidade além de uma pequena redução no orçamento. Porém não existe relação do contingenciamento que foi anunciado para a área da educação com essas reformulações.

Se você possui o desejo de estudar em uma universidade particular, mas por conta de sua renda não é possível, saiba que você pode contar com a ajuda do poder público para isso.

Já foram informados no portal do Fies os prazos para a seleção dos candidatos que terão seus ensinos custeados pelo governo nesse segundo semestre de 2020, e infelizmente eles já passaram, mas você pode tentar no próximo ano, então para não perder nada de importante para a próxima tentativa segue lendo aqui com a gente.

É interessante ressaltar que programa não sofrerá alterações nos prazos de pagamentos e nem no método que determina o valor das parcelas a serem pagas individualmente por cada beneficiado.

Geralmente o processo possui duas datas anuais para as seleções. A primeira ocorre no mês de janeiro e a segunda no mês de julho, por tanto é necessário ficar ligado nas datas de inscrição e não perder de fazer sua inscrição no prazo.

Quem pode participar do Fies?

Para ser beneficiado pelo fies o candidato deve ter pelo menos realizado o ENEM (exame nacional do ensino médio) nos últimos 10 anos, ou as últimas 9 edições. O candidato não pode zerar a redação e deve obter uma média de no mínimo 450 pontos, considerando a prova no total.

Dentre os fatores de renda, o aluno não pode possuir em sua casa uma média maior que 3 salários mínimos per capita (por pessoa) independentemente da quantidade de pessoas que moram na casa, e no seu histórico não pode existir nem um registro de dívidas, atrasos ou inadimplência em pagamentos de programas estudantis.

Se você já se inscreveu no ProUni (programa universidade para todos), não precisa ficar se lastimando, pois você também tem direito de se inscrever no Fies, se desejar o mesmo curso e a soma do valor da mensalidade não ultrapasse a soma da mensalidade do ProUni.

O que devo fazer para me inscrever no Fies?

Para prosseguir com a sua inscrição você não precisa nem sequer sair de casa, o processo pode ser feito completamente online. Para buscar o site para a inscrição basta digitar no seu navegador “Fies Seleção” e clicar para entrar no site do MEC (Ministério da educação).

Após isso você deverá clicar na opção “completar a minha inscrição” e para preencher os campos de login, você deverá utilizar o login e senha criados para a realização do ENEM.

Datas para a inscrição no Fies

Se você ainda não se inscreveu, lamento informar, mas o prazo já se esgotou. As inscrições iam do dia 28 de julho até o dia 31 de julho. No dia 4 de agosto saiu o resultado das inscrições e do dia 4 até o dia 6 de agosto iria o prazo para completar informações adicionais que são requeridas na inscrição. Ainda existe a lista de espera que vai desde o dia 4 de agosto até o dia 31 de agosto.

O resultado definitivo então sai após o dia 31 de agosto na página do Fies. Se aprovado pode realizar a pré-inscrição no site e em determinada data deve comparecer na instituição de ensino e procurar pela CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) para os documentos do aluno serem analisados, e se forem aprovados o aluno deve então ir ao banco indicado no contrato e valida-lo.

De que maneira são distribuídas as vagas do programa?

As vagas são distribuídas entre outros fatores como o IDH da região, tipo de cursos, e também leva em consideração a dificuldade de ingresso nos cursos devido a exigência de notas mais altas.

Em relação aos cursos, como já dito anteriormente cursos como Medicina, Enfermagem, Psicologia, Pedagogia, Licenciatura, Engenharia seja ela qual for, inclusive engenharia agronômica.

As regiões são separadas levando em conta o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), sendo distribuídas para as regiões com o menor IDH o maior número ou a maior concentração de vagas. De maneira geral essas regiões com o menor IDH do país localizam-se na região Nordeste e Norte (Alagoas, Maranhão, Piauí, Pará e Sergipe. Os cinco últimos colocados no ranking dos estados por IDH).

Já no quesito de separação das vagas por notas, essa seleção varia de acordo com a média das instituições de ensino e também da nota obtida pelo aluno. A divisão ocorre apoiada em quatro classificações.

A primeira é chamada de conceito 5, e para ela são reservadas cerca de 35% das vagas. No conceito 4, cerca de 30% das vagas são reservadas para notas nessa classificação. No conceito 3 cerca de 25% das vagas são reservadas para notas dessa categoria. Os 10% restantes das vagas são reservados para cursos recentes.

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.