Mais de 17 mil vagas de cursos gratuitos no SENAI

Publicidade

O SENAI está com mais de 17 mil vagas disponíveis para cursos gratuitos em várias áreas. São oportunidades tanto para quem quer estudar presencial quanto online (na modalidade EaD).

Aqueles que buscam crescer profissionalmente poderão desenvolver a carreira através de cursos ministrados por essa que é uma das maiores e melhores instituições do Brasil. Melhore seu currículo e eleva as chances de conquistar uma vaga de emprego.

Publicidade

E as vagas disponíveis são para vários estados e municípios, tais como: Ceará, Amapá, Tocantins, Espírito Santo, Rio de Janeiro e mais estados.

Sobre as vagas dos cursos, elas são em áreas como: Eletroeletrônica, Alimentos, Bebidas, Automação, Mecatrônica, Automotiva, Construção Civil, Construção Naval, Couro, Calçados, Energia, Celulose, Gemologia, Gestão, Logística, Gráfica, Editorial, Meio Ambiente, entre outras.

Quem tem interesse em se inscrever para uma das vagas oferecidas pela instituição, a seguir temos mais informações.

Publicidade

Sobre os cursos do SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado em 1942 e já atendeu centenas de pessoas com cursos de qualificação, os ajudando a ingressar ou se reinserir no mercado de trabalho.

Publicidade

Nessa instituição, o foco é na formação de profissionais que possam atender a indústria brasileira.

Os cursos que a instituição oferece trazem ainda para os alunos situações reais que seriam vividas na indústria, algo que ajuda os estudantes a obterem mais conhecimento e prática para começarem sua carreira ou conseguirem a reinserção no mercado de trabalho.

Todos os cursos são elaborados com foco também em que os alunos desenvolvam autonomia e responsabilidade.

Clique para continuar:  Jovem Aprendiz SENAI 2021 – Inscrições e Vagas

E há no SENAI cursos pagos e centenas de vagas para cursos gratuitos também. Inclusive, neste ano de 2022 várias vagas foram anunciadas para diversos cursos. Mesmo as vagas presenciais possuem a inscrição online, que pode ser feita de modo simples e prático.

Sobre os cursos, é importante mencionar que a disponibilidade deles em cada região depende das demandas da indústria. Por isso é comum que haja um curso ofertado na SENAI São Paulo e esse mesmo curso não estaria disponível na SENAI da Bahia, por exemplo.

Tipos de cursos no SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial possui diferentes tipos de cursos, sendo:

– Cursos de curta duração;

– Cursos técnicos;

– EaD (que são os cursos que acontecem por meio de ambiente digital, com o aluno podendo estudar em qualquer lugar do Brasil);

– Cursos Gratuitos (vários oferecidos todos os anos);

– Ensino Superior;

– Programa de Ações Inclusivas;

– Entre outros.

Desse modo, o futuro aluno pode escolher o que mais atende as suas necessidades no momento.

Além disso, a educação profissional da instituição ainda organiza cursos para empresas, havendo ali opções como Jovem Aprendiz, Cursos Customizados e outras.

Cursos gratuitos presenciais

Os cursos do SENAI que são oferecidos gratuitamente contam com a modalidade EaD e presencial. No caso dos cursos presenciais, as aulas acontecem em dias e horários especificados, devendo o aluno comparecer as mesmas na unidade respectiva.

Na página do curso escolhido há como obter mais informações sobre os dias e horários. Ali também estará indicando quando começam e quando terminam as aulas (até quando o curso durará).

Clique para continuar:  Senai lança programa de aprendizagem 4.0 para formar a futura mão de obra da indústria
Publicidade

Certificado de conclusão do curso e requisitos

Todos os cursos feitos nessa instituição oferecem um certificado, mas para emiti-lo o aluno deve realizar um teste. Nesse teste o aluno precisa alcançar uma nota igual ou superior a 7,0.

Mas além da nota, também será preciso que se mantenha uma frequência de ao menos 75% para cada disciplina. E o cerificado que é emitido pelo SENAI é reconhecido pela indústria.

Há também que se falar sobre alguns requisitos necessários para a inscrição no curso desejado: geralmente é preciso que o aluno tenha 18 anos e disponha de um documento de identificação. Há casos em que é necessário algum nível de formação (ensino fundamental ou médio).

Os demais requisitos podem ser vistos na página do curso escolhido.

Cursos EaD do SENAI

Até mesmo os cursos à distância do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial mantêm uma ótima qualidade. Esses cursos possuem aulas em vídeo, livros didáticos, simuladores, animações e muitos outros recursos.

E os alunos terão acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), tendo ali o suporte com o tutor, que será o responsável por sanar dúvidas e fazer as correções dos exercícios e outras coisas.

Mas é importante saber que haverá aulas práticas presenciais, sendo as mesmas realizadas nas unidades do SENAI.

Os alunos terão que realizar, a cada quinze dias ou uma vez na semana, atividades nos laboratórios da instituição. Esses laboratórios são equipados com tecnologia avançada, ajudando a simular o ambiente numa indústria.

Clique para continuar:  SENAI tem mais de 60 mil vagas para jovens aprendizes

Nesse caso, o aluno teria que escolher a unidade mais próxima da sua residência. Essas aulas são essenciais para que o aluno desenvolva competências essenciais para a área escolhida.

Uma vantagem dessa modalidade de ensino em relação a presencial é que a mesma tem um custo menor. O estudante pagará menos para cursar no SENAI pelo EaD e terá a mesma qualidade de ensino e reconhecimento no mercado.

Como se inscrever num dos cursos gratuitos do SENAI

O primeiro passo para fazer sua inscrição num dos cursos oferecidos pela instituição, seja presencial ou EaD, é acessar o site do SENAI da sua região.

Comece acessando o site a nível nacional da instituição: https://www.portaldaindustria.com.br/senai/

Lá você agora pode escolher o tipo de curso desejado.

Há como fazer uma busca também no Google com o nome “SENAI” e o nome do estado, desse modo já haverá o resultado do site da instituição para o estado desejado.

Certificação de pessoas

Outra vantagem do SENAI é que os profissionais que atuam numa área e obtiveram essa qualificação através da prática agora podem realizar uma certificação.

Com essa certificação os profissionais que nunca fizeram cursos são reconhecidos e recebem um certificado das suas competências profissionais. É mais uma oportunidade de melhorar sua carreira.

Quem deseja trabalhar no setor industrial e obter melhores salários pode se beneficiar com os cursos gratuitos do SENAI. Um dado importante aqui é boa parte das empresas tende a contratar mais candidatos que já fizeram algum curso na instituição.

Publicidade

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.