Concurso do IBGE: Governo anuncia publicação do edital e 6,5 MIL vagas

Os concursos públicos são uma excelente maneira de garantir uma vaga de emprego e conquistar a tão sonhada independência financeira e estabilidade profissional. Diversos órgãos do país inteiro selecionam seus novos funcionários através desses concursos públicos que acontecem a cada 1 ou 2 anos geralmente.

Publicidade

Recentemente, o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – anunciou mais de 6 mil vagas para o seu novo concurso público, de nível fundamental e médio. Apesar das vagas serem temporárias, representam uma grande oportunidade para milhares de brasileiros que perderam a sua fonte de renda devido à pandemia. O edital oficial do certame deverá ser divulgado nos próximos meses com as contratações acontecendo logo em seguida.

Se você quer saber tudo sobre o concurso do IBGE e garantir a sua vaga, confira todos os detalhes a seguir.

Publicidade

Vagas do novo Concurso do IBGE

Apesar do edital ainda não ter sido divulgado, já temos algumas informações importantes sobre esse novo concurso, principalmente em relação às suas vagas e cargos. São vagas de nível médio e nível superior como: 5.623 vagas para o cargo de Agente de Pesquisa e Mapeamento (nível médio); 552 vagas para o cargo de Supervisor de Coleta e Qualidade (nível médio); 300 vagas para o cargo de Agente de Pesquisa por Telefone (nível médio); e 25 vagas para o cargo de Supervisor de Pesquisa (nível superior).

Até o momento são essas as informações que temos sobre as vagas do concurso, não tendo sido divulgado as remunerações para cada área, pois vai depender do orçamento que for definido pelo órgão.

Objetivo do novo Concurso do IBGE

O principal objetivo desse concurso não é selecionar profissionais para atuar na pesquisa do Censo Demográfico que deverá acontecer no próximo ano, mas sim contratar cerca de 6,5 mil profissionais para atuar por um tempo determinado nas pesquisas normais que são feitas pelo órgão.

Esses profissionais temporários estão previstos para serem contratados a partir de janeiro de 2021. A validade dos contratos é de 1 ano, mas existe possibilidade de prorrogação. Todas as seleções vão acontecer através de um processo seletivo que deve acontecer nos próximos meses.

Como participar do novo Concurso do IBGE

O IBGE estará oferecendo muitas vagas para pessoas de nível médio e superior, por isso o interesse é bem grande, até mesmo por aquelas pessoas que nunca atuaram nos cargos que estão sendo oferecidos.

Para poder participar, no entanto, é necessário atender algumas exigências, como ter ensino médio completo ou em alguns casos, ensino superior em uma determinada área. As exigências ainda devem ser anunciadas pelo próprio órgão no edital, por isso mais detalhes poderão ser conhecidos em breve.

O importante é ficar de olho em todas as novidades sobre esse concurso e sobre o lançamento do edital para o novo concurso do IBGE. Fique de olho no site do órgão, pois com certeza eles divulgarão o edital quando o mesmo for disponibilizado. Fazendo a leitura do mesmo, você será capaz de coletar mais informações e se certificar de todas as exigências e requisitos que devem ser cumpridos.

Concurso IBGE 2021 para o Censo Demográfico

O concurso anunciado recentemente pelo IBGE não é o único: para 2021, ainda existe a previsão do IBGE anunciou outro concurso e esse será voltado para o preenchimento de vagas temporárias para o censo. A expectativa é que nessa oportunidade, sejam disponibilizados mais de 200 mil vagas com o objetivo de auxiliar o órgão a realizar o Censo no próximo ano.

As vagas para esse outro concurso são para os cargos de: Agente Censitário Municipal (5.462 vagas de nível médio), Agente Censitário Supervisor (22.676 vagas de nível médio) e recenseador (180.557 vagas de nível fundamental). Os salários variam entre R$1.278,92 e R$2.558,00.

Para esse tipo de concurso, já temos mais informações. Por exemplo, sabemos que as provas objetivas vão acontecer em várias regiões do país, em mais de 4 mil municípios para o cargo de Agente e mais de 5 mil municípios para o cargo de Recenseador.

O que estudar para o Concurso do IBGE 2021

Quem deseja participar do concurso do IBGE, qualquer um deles, deve estar ciente do que é necessário estudar para garantir que você conseguirá uma boa colocação. Os assuntos e temas das questões podem variar conforme o cargo que está sendo ofertado, por isso sempre pesquise apostilas e conteúdos sobre o concurso do IBGE no geral.

Para os cargos de Agentes, por exemplo, as questões se dividem da seguinte maneira: 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 05 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração/Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

Já para o cargo de Recenseador, as questões são as seguintes: 10 questões de Língua Portuguesa, 05 questões de Ética no Serviço Público, 10 questões de Matemática e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.

Como ganhar uma vaga no concurso do IBGE 2021

Concursos como esse tendem a ser muito competitivos e receberem muitas inscrições, por isso como aumentar suas chances de ser selecionado e conseguir se tornar um funcionário público? Não há como ter certeza de que você sairá em uma boa posição, mas existem algumas dicas que você pode incluir na sua rotina para aprimorar seus estudos e te deixar mais preparado para o processo seletivo.

A melhor forma de melhorar suas chances é estudando diariamente, nem que seja poucas horas por dia. Além disso, quanto antes você começar, melhor. Defina uma linha editorial de estudo, ou seja, escolha qual tema você vai estudar em cada semana e vai dividindo os assuntos por dia de semana.

Você também pode identificar quais são as áreas e assuntos que possui mais dificuldade e focar neles para melhorar e ampliar o seu conhecimento. Estudar e ficar por dentro do que está acontecendo no mundo é a melhor forma de aumentar suas chances com o concurso. Em breve, mais novidades devem ser anunciadas e você poderá se preparar ainda mais para o novo concurso em 2021.

Leave a Comment

Atenção: O Jovem Aprendiz Cadastro não solicita em nenhuma situação quantias em dinheiro para liberação de qualquer tipo de produto sobre emprego, seja jovem aprendiz ou vagas. Caso isto aconteça nos avise pelo formulário imediatamente. Observações: O Jovem Aprendiz Cadastro trabalha para manter todas informações o mais atualizadas possível. Vale ressaltar que essas informações podem divergir das informações encontradas nos sites de instituições empresariais e ou provedores de serviços de um site específico. Sobre instituições que não temos parcerias, todos os produtos indicados nesse site https://jovemaprendizcadastro.com não tem nenhuma garantia das informações estarem atualizadas. Lembre-se sempre de ler as condições de uso e termos de aquisição das instituições empresariais que você escolher. Parceiros: Como monetizamos? Recebemos uma pequena quantia das publicidades em nosso site e dos nossos parceiros quando indicamos um usuário que solicita algum produto ou uma proposta. Tudo que publicamos é baseado em avaliações quantitativas e qualitativas de cada produto. Vale ressaltar que nossos parceiros podem influenciar diretamente sobre os produtos que escrevemos e revisamos, na ordem dos "melhores" artigos e no local que esses produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro. Como temos diversos produtos em nosso site, não damos nenhum tipo de garantia da qualidade e atualidade das informações de todos esses produtos, por isso garantimos e priorizamos informações dos nossos parceiros. Nos avise pelo nosso formulário de contato.

Considerações: O Jovem Aprendiz Cadastro se esforça para manter todas informações atualizadas e precisas. Estas informações podem ser diferentes do que você vê nos sites de instituições empresariais, provedores de serviços ou um site de produtos específicos. Em caso de instituições não parceiras, todos os produtos empresariais são apresentados sem garantia das informações estarem atualizados. Sempre que escolher sua oferta leia as condições das instituições empresariais e termos de aquisição.

Parcerias: Como ganhamos dinheiro? Recebemos uma pequena compensação das publicidades em nosso site, dos nossos parceiros quando alguém efetua uma solicitação de proposta ou é aprovado para uma empresa que indicamos. As matérias que publicamos no Jovem Aprendiz Cadastro são baseados em avaliações qualitativas e quantitativas de cada produto - apenas. Nossas parcerias podem influenciar sobre os produtos nos quais escrevemos e revisamos, a ordem que os produtos aparecem nos "melhores" artigos, onde e se os produtos aparecem no Jovem Aprendiz Cadastro e o local onde são exibidos no site. Nós apresentamos diversos produtos, como você pode ver em nosso site, não damos garantia a qualidade e atualidade das informações de todos eles, por esse motivo priorizamos e garantimos as informações de instituições parceiras.