Anúncios
Veja como participar do programa de aprendizagem profissional que abrirá portas para seu sucesso no mercado de trabalho. Confira as empresas e faça sua inscrição!
🔒 URL verificada
VER ALGUMAS EMPRESAS QUE FAZEM PARTE DO PROGRAMA JOVEM APRENDIZ →
Veja como fazer parte do programa Jovem Aprendiz
O que é o contrato de aprendizagem?
Esse é um contrato de trabalho especial, onde uma das determinações é que o mesmo tenha duração de até 2 anos. Contudo, há um projeto que visa ampliar esse contrato para até 3 anos, o que ajudaria muitos a conseguirem a efetivação na empresa.
Quanto um aprendiz recebe de salário?
O salário do aprendiz varia de acordo com a função que ele desempenhará. Mas a base para o cálculo é o salário mínimo-hora.
Além disso, o aprendiz terá benefícios como 13° salário, vale refeição, vale transporte, contribuição para o FGTS de 2%, férias remuneradas, etc.
Qualquer pessoa pode fazer parte do Jovem Aprendiz?
O programa Jovem Aprendiz é destinado para os jovens com idade entre 14 a 24 anos. Mas não há idade máxima no caso daqueles que possuem algum tipo de deficiência.
Toda empresa deve contratar aprendizes?
As empresas obrigadas a contratarem jovens como aprendizes são as de médio e grande porte. Isso é o que estabelece a Lei do Aprendiz. Mas para isso é necessário que a empresa tenha ao menos 7 funcionários que precisem de formação profissional.
Há uma cota de aprendizes que é entre 5% a 15%, devendo as empresas respeitarem essa porcentagem.
No caso das micro e pequenas empresas, elas são desobrigadas, podendo então contratar aprendizes se quiserem.
Quantas horas por dia um aprendiz trabalha?
Há diferença ainda na jornada de trabalho para o Jovem Aprendiz. Sendo que ele deve trabalhar por 6 horas no dia.
Mas essa jornada de trabalho pode chegar a 8 horas, mas apenas no caso do jovem já ter concluído o ensino médio. Mas dessas 8 horas são contabilizadas as destinadas para as atividades teóricas.
No geral, o jovem trabalha 4 dias na semana, sendo que no quinto dia ele precisa ir até a instituição de ensino que é conveniada com a empresa na qual trabalha para a realização do treinamento para sua capacitação.
Como os jovens são contratados pelo programa Jovem Aprendiz?
A contratação pode ser feita de dois modos: diretamente com a empresa ou por meio de instituições habilitadas para recrutar aprendizes. Mas em qualquer um dos casos é necessário que o participante seja matriculado num curso de formação profissional de uma instituição parceira da empresa contratante.
Por isso o interessado deve estar atento as atualizações do programa e as empresas participantes. Assim será possível encontrar ótimas oportunidades de emprego sendo contratado como aprendiz.
Você também pode gostar
Vagas para estágio e trainee no Twitter, Dow, Kimberly-Clark e outras empresas
Quer ter a oportunidade de desenvolver sua carreira? Empresas como Twitter, Dow e Kimberly-Clark abriram vagas para trainee e estágio. Essa é a sua oportunidade de conquistar o primeiro emprego. Mas além disso, algumas dessas empresas ainda oferecem benefícios como Gympass, vale transporte, vale-refeição, etc. A seguir há uma lista com as empresas que estão […]
Vagas para aprendiz no Bradesco, Banco do Brasil e Itaú: veja requisitos
Três bancos estão com vagas para jovem aprendiz: Bradesco, Banco do Brasil e Itaú. E trouxemos aqui mais informações sobre como se candidatar para uma dessas vagas. O programa jovem aprendiz foi criado pelo governo federal no ano 2000 por meio da Lei nº 10.097 (Lei da Aprendizagem). E esse programa contribui para que jovens […]
Vagas de Jovem Aprendiz para meninas
O programa Jovem Aprendiz todos já conhecem e ele se trata de um programa voltado para atender os jovens de 14 a 24 anos, meninos e meninas. No entanto, uma empresa do ramo da tecnologia resolveu inovar e criou um programa de aprendizagem voltado para meninas: o Girls in IT que realizará a sua quinta […]